Governo de Minas aposta na floricultura como alternativa de atividade econômica para Brumadinho

Secretária de Agricultura esteve no município para conhecer possíveis locais para construção de um memorial em homenagem às vítimas do rompimento da barragem

A secretária de Agricultura, Ana Maria Valentini, esteve em Brumadinho nesta sexta (17/5) para iniciar o trabalho de seleção de possíveis locais para a construção do Memorial Jardim da Paz. O ponto de visitação em homenagem às vítimas da tragédia do rompimento da barragem, ocorrido em janeiro deste ano, integra o projeto do Governo de Minas Flores para Brumadinho. A iniciativa visa inserir a floricultura como alternativa de atividade econômica para o município. “Além do simbolismo que a produção de flores trará, entre as culturas agrícolas ela se destaca por empregar, em média, de dez a 15 funcionários por hectare”, contextualiza.

Em reunião com a secretária Ana Valentini, a gestora da pasta municipal da Agricultura, Andressa Jardim, e o técnico da Emater-MG Mauro Ambrósio falaram sobre a expectativa dos produtores. “Já conversamos com alguns produtores, e eles estão curiosos e entusiasmados com a floricultura. Como o cultivo é uma novidade em nosso município, nos fizeram várias perguntas”, contou Ambrósio. “A secretaria sempre incentivou a diversificação por entender que, quando a propriedade trabalha com variedade de produção, suas chances de vendas diárias aumentam consideravelmente. Os técnicos da secretaria estão animados com o projeto, fazendo planos para que nos tornemos uma ‘segunda Holambra’. Acho que podemos sonhar com isso”, emendou Andressa.

No Posto de Comando Aurora, as gestoras conversaram com representantes do Corpo de Bombeiros, que mostraram o mapa da região e indicações de espaços para a construção do Memorial. Em seguida, sobrevoaram a região atingida e fizeram uma breve parada na Base do Bravo. “Sem dúvida, o que aconteceu foi uma tragédia que permanecerá para sempre em nossas memórias. Mas é chegado o momento de investirmos esforços para reconstruir, e ver que em algumas regiões a vegetação já começa a dar sinais da sua força nos enche de esperança”, descreveu a secretária de Estado.

Em outra agenda, Ana Valentini esteve com a gestora do Circuito Turístico Veredas, Érica Maia. Elas conversaram sobre ações que visam fortalecer o turismo, como jardins temáticos, festival de flores e também sobre um projeto de revitalização urbana. De acordo com Érica, o Flores para Brumadinho será mais um importante aliado da campanha Abrace Brumadinho, lançada na terça-feira (14/5) pela associação de turismo do município. “Antes da tragédia, a ocupação das pousadas ficava entre 80% e 100%, e agora está em 20%. O turismo gera mais de 2 mil empregos, temos pousadas e atrações belíssimas. Tudo permanece intacto, e é isso que campanha quer mostrar”, disse Érica.

Presente para Brumadinho

Durante a visita, a secretária Ana Valentini anunciou a doação de um caminhão com baú isotérmico para atender ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e demais ações institucionais do município, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O superintendente de Apoio à Agroindústria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilson Sales, explica que o caminhão é ideal para o transporte de alimentos de origem vegetal. “Quando transportados em carroceria aberta, os hortifrutigranjeiros correm o risco de perder a qualidade, rapidamente, em razão das intempéries climáticas, como sol forte, chuvas e também do acesso facilitado de animais e insetos”, pontua.

A secretária municipal Andressa Jardim comemorou a doação. “Desde que criamos a Central de Recebimento e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar, sonhávamos em ter um caminhão desses. Tentamos, por três vezes sem sucesso, um convênio. Agora, finalmente, nosso presente está a caminho”, agradeceu.