Governo de Minas e prefeitura de Ipaba entregam escrituras de imóveis

Mais de 500 imóveis estão em processo final de regularização no município

As primeiras 35 escrituras do Projeto de Regularização Fundiária realizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, no município de Ipaba, foram entregues aos moradores da Quadra II. O projeto é uma iniciativa da prefeitura de Ipaba, sob a coordenação técnica da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA).

Ao todo, 507 imóveis estão em processo final de regularização nesta fase do projeto. Os demais documentos serão entregues à medida que forem liberados pelo Cartório de Registro de Imóveis de Ipatinga. Somente na primeira etapa, que contemplou o bairro Nossa Senhora das Graças, 2.030 pessoas foram beneficiadas pela regularização.

Grimaldo recebe a escritura - Crédito: Divulgação/ARMVA

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento RMVA, João Luiz Teixeira Andrade, avalia que o processo de regularização fundiária promove a dignidade humana e gera benefícios ao município. “Pessoas que moram há décadas nesta área, finalmente, tiveram seus terrenos regularizados. Os moradores terão segurança em investir em uma reforma, até mesmo obter um empréstimo bancário, vender ou permanecer morando no imóvel”, pontua o diretor-geral.

Uma das contempladas com o projeto, Maria de Lourdes de Morais, de 60 anos, destaca que o documento do imóvel era um antigo anseio dela e dos demais moradores. “É um sonho realizado, é uma estabilidade, uma segurança. Sempre ficávamos inseguros de acontecer algo com a gente, agora não. Moro neste imóvel há mais de 30 anos e finalmente conseguimos a escritura”, declara.

Grimaldo Aparecido da Silva, de 44 anos, também foi um dos moradores que teve o terreno regularizado. “O trabalho foi muito bem realizado. A regularização é algo que esperávamos há muito tempo. Moro neste terreno há mais de 15 anos. Agora nós temos a segurança e garantia para morar”, conta o contemplado.