Governo leva alunos do PlugMinas ao Cirque Du Soleil

Parceria entre Secretaria de Educação e Servas levou cerca de 300 jovens para acompanhar a apresentação

Apresentação envolve 50 artistas de 14 países, incluindo 4 brasileiros

Movimentos que atraem olhares atentos. Entre palmas e vibrações, alunos do PlugMinas puderam ver de perto a exibição do Cirque Du Soleil, espetáculo “Ovo”, com a materialização de tudo que é discutido na sala de aula.

Crédito: Geanine Nogueira/SEE

A emoção foi sentida pela estudante Indiane Gregório que, junto com seus colegas, teve a oportunidade de assistir à primeira noite de apresentações do espetáculo, em Belo Horizonte, na quinta-feira (7/3).

“Assistir a um espetáculo do Cirque Du Soleil era o meu sonho desde novinha. É o ápice, porque este é um dos circos mais importantes do mundo. Foi uma oportunidade maravilhosa. É a mesclagem de teatro, dança, circo e tem a arte visual, que é perfeita”, comenta Indiane, aluna do módulo I de Dança e Teatro.

O espetáculo, que já passou pela América do Norte e pela Europa, conta a história de um ovo misterioso que aparece no habitat dos insetos. Os animais ficam maravilhados e curiosos com o objeto. A produção é inspirada na cultura brasileira, repleta de cores e com uma trilha sonora que passa por ritmos típicos do país.

O elenco de Ovo é composto por 50 artistas de 14 países, incluindo quatro brasileiros, especializados em diversas acrobacias.

Beatriz Fernandes é aluna do módulo III do curso técnico em Circo e destaca que espetáculos assim só agregam na forma de se fazer arte. “Temos a oportunidade de pegar o que estamos vendo e ressignificar de várias formas até fazer uma coisa que fica com a nossa cara”, observa.

Além da oportunidade extracurricular, a professora e coordenadora do curso técnico em Artes Circenses e professora do curso de Dança Luana Coelho Gomes pontua as várias possibilidades que um espetáculo mundialmente conhecido traz para os estudantes.

“É um momento de fruição artística e de interrelação com diferentes linguagens como o circo, a dança e a música. Ajuda os jovens a perceberem alguns elementos cênicos e técnicas especificas, possibilidades de experimentação corporal e de estética. Eles também podem relacionar com o fazer artístico essa estrutura, essa tecnologia e a interlocução de linguagens para as experiências cotidianas em sala de aula e para as produções artísticas que eles vão realizar como profissionais”, avalia Luana.

Crédito: Geanine Nogueira/SEE

A presença de cerca de 300 alunos do PlugMinas no espetáculo foi o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Servas por meio da IMM Esporte e Entretenimento. Um novo grupo de estudantes do PlugMinas teve a oportunidade de assistir ao espetáculo na sexta-feira (8/3).

PlugMinas

O PlugMinas - Centro de Formação e Experimentação Digital é um projeto da SEE direcionado aos jovens que estudam ou se formaram na rede pública de ensino fundamental e médio de Belo Horizonte ou Região Metropolitana. Tem como objetivo ampliar as oportunidades dos estudantes, abrindo novos caminhos para seus repertórios de conhecimento e pesquisa, e propiciar inovações pedagógicas aos professores que vivenciam o cotidiano da escola integral/integrada.

O projeto assegura aos estudantes um tempo qualificado de vivência cultural e social e um currículo que abrange, além da dimensão cognitiva, as dimensões afetiva, ética e estética. Há no espaço cinco núcleos, unidades dirigidas por parceiros que atendem as diretrizes e perspectivas do PlugMinas.