Inaugurado Núcleo de Assistência à Família (NAF) em Curvelo

Unidade vai atender familiares dos detentos de dois presídios da região

  • ícone de compartilhamento

Crédito: Divulgação/Seap

A cidade de Curvelo ganhou nesta terça-feira (11/6) um Núcleo de Assistência à Família (NAF) para atender os familiares dos presos dos presídios de Curvelo e Corinto. O NAF vai funcionar dentro da recém-inaugurada Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do município, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Este é um dos 25 NAFs distribuídos por todo o estado, sempre instalados em locais estrategicamente escolhidos para facilitar o acesso de familiares de presos. A previsão é que sejam realizados 100 atendimentos por semana. Outra novidade é que o NAF diminui a demanda dos assistentes sociais da unidade, que passam a focar o seu trabalho especificamente na assistência aos presos. Além disso, é um importante local para informar aos familiares sobre os procedimentos das unidades.

Para a diretora de assistência à família, Judsônia Curte, da Subsecretaria de Humanização do Atendimento, o novo local é muito importante para a região. “Vai valorizar e otimizar o trabalho das unidades prisionais. O usuário vai ter a possibilidade de usufruir das comodidades que a UAI tem, com o padrão de qualidade de atendimento que é ofertado dentro das unidades prisionais, resguardando o sigilo e, principalmente, voltada para a humanização desse atendimento, que é a nossa principal proposta. O serviço do NAF visa respeitar as particularidades e diferenças de cada região”, destaca.

Os profissionais do NAF prestam atendimento aos parentes de detentos que cumprem pena ou aguardam julgamento em unidades prisionais da Secretaria de Estado de Administração Prisional.  Os familiares e amigos podem solicitar cadastro de visita, transferência, assinatura de documentos, entre outros serviços.

Os cidadãos também podem solicitar orientações e apresentar denúncias, reclamações e pedidos relacionados a trabalho, ensino e saúde. Cabe ao NAF encaminhar as demandas para as unidades prisionais ou para setores da Seap.

Serviço:

Núcleo de Assistência às Famílias (NAF) de Curvelo
Endereço:
Rua Engenheiro Carlos Mata Machado, 299 - Centro - Curvelo (MG)
Horário: Atendimento das 8h às 17h – de segunda a sexta-feira
Telefone: (38) 3729-6850



Últimas