Inscrições para o concurso de Natal da Cemig terminam na próxima segunda-feira (11/9)

Execução do projeto e premiação do vencedor é um presente da Companhia para Belo Horizonte, no seu aniversário

  • ícone de compartilhamento

A próxima segunda-feira, 11 de setembro, é o último dia para se inscrever no Concurso para Iluminação do Natal de Minas Gerais 2017. A iniciativa é uma parceria da Cemig e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e tem como tema obrigatório os 120 anos da capital de Minas Gerais.

No concurso, serão avaliados, entre outros itens, a criatividade, o diálogo com o tema proposto, a valorização do patrimônio histórico, a viabilidade, a sustentabilidade e os elementos plásticos estéticos contidos na ideia. 
 
Segundo a gerente de Comunicação Interna da Cemig, Nathalia Dornellas, a realização do concurso, pela primeira vez voltado à escolha do projeto, é um presente da companhia para o aniversário da cidade.

“Belo Horizonte foi inaugurada em dezembro de 1897, e o local escolhido foi o Palácio da Liberdade. Então, é natural que a tradicional iluminação de Natal da Praça da Liberdade, este ano, tenha o tema do 120º aniversário da capital mineira”, explica.
 
Além disso, o concurso é uma oportunidade de valorizar o trabalho de artistas mineiros e de envolver os cidadãos belo-horizontinos na criação e produção das homenagens à história da cidade. A expectativa, segundo Nathalia Dornelas, é receber projetos inovadores dentro da temática proposta.
 
Conceitos

Em sua proposta conceitual, o participante deverá alinhar o tema à decoração natalina e levar em conta como a iluminação se relaciona com o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e com as apresentações culturais que acontecerão no Circuito Liberdade, no final do ano. Além disso, deve considerar a proteção e a promoção dos patrimônios histórico e artístico, pensando, ainda, na importância turística e cultural do local. No projeto, poderão ser utilizadas até 323 mil microlâmpadas de LED e outras mil lâmpadas do tipo estrobo.

As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por sete membros, sendo três representantes da Cemig, um do Poder Executivo estadual, um do Poder Executivo municipal e dois da sociedade civil. O autor da proposta vencedora receberá o prêmio no valor de R$ 20 mil, e sua ideia ficará exposta na Praça da Liberdade, durante o Natal de Minas Gerais. 
 
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas ou um representante legal em caso de coletivos de artistas. O edital está disponível no site da Cemig.



Últimas