Ipsemg faz atendimento especializado em doenças desmielinizantes

Acompanhamento ambulatorial dos pacientes é feito na clínica neurológica do ambulatório e no Hospital Governador Israel Pinheiro

imagem de destaque
Agendamento das consultas médicas e exames é feito no Centro de Especialidades Médicas (CEM)
  • ícone de compartilhamento

O serviço de neurologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) é um dos poucos em Belo Horizonte que ofertam atendimento especializado em doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, como a esclerose múltipla. Os beneficiários são assistidos pela equipe de especialistas no ambulatório e no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP).

No que se refere ao acesso dos beneficiários ao atendimento, a médica Juliana Santiago explica que pacientes diagnosticados ou com suspeita do diagnóstico de esclerose múltipla, neuromielite óptica, neurite óptica, mielite transversa e outras enfermidades que causam alterações do tipo inflamação e desmielinizacão do encéfalo e medula são encaminhados à equipe do ambulatório por outros médicos, tanto da rede própria quanto credenciada, da capital ou do interior.

Juliana Santiago esclarece, ainda, que nesse ambulatório são tratadas doenças muito específicas e, por essa razão, o atendimento possui uma dinâmica diferenciada. O agendamento da consulta é feito no Centro de Especialidades Médicas (CEM), às quintas-feiras, de 8h às 12h, na ala E, no consultório.

Conforme salienta o médico e coordenador da clínica, Rodrigo Kleinpaul, o acompanhamento ambulatorial dos pacientes é muito importante para avaliação da efetividade do tratamento. “A evolução da doença ocorre a partir de novos surtos, que podem ser detectados por exames de imagem, como ressonância magnética, e exame neurológico. Essa identificação é fundamental para condutas corretas e impacto no futuro do paciente. O acompanhamento cuidadoso pode reduzir o risco do acúmulo de incapacidade”, ressalta.

Rede Assistencial

O Ipsemg presta assistência a cerca de 900 mil beneficiários, em todo estado por sua rede própria de serviços ou credenciada.

Atualmente, a rede conta com 212 hospitais, incluindo o HGIP, 921 clínicas de especialidades, 565 laboratórios, 2.223 médicos e 545 odontólogos.



Últimas