Jogos Escolares de Minas Gerais já têm 668 municípios inscritos

Para garantir uma vaga no evento, representante municipal deve acessar o site da competição

Os Jogos Escolares procuram fomentar a prática do esporte para fins educativos

O término das inscrições será daqui a 13 dias, mas quase 80% dos municípios mineiros já garantiram uma vaga nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) de 2019, o maior evento esportivo-social do país, promovido pelo Governo de Minas. Segundo levantamento da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), até a manhã desta terça-feira (26/2), 668 cidades no estado estavam inscritas para as disputas. No ano passado, 701 municípios participaram das competições, executadas pela Feemg.

As inscrições continuam abertas até o dia 11 de março. Para garantir uma vaga no evento, basta o representante municipal acessar o site jogosescolares.mg.gov.br. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que reúne as áreas de Esportes, Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Educação, o Jemg é destinado a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado.

As competições são realizadas em três etapas. Na microrregional, de abril a junho, os jogos acontecem em sedes nas áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais e têm duração média de oito semanas. Nela, estão incluídos o basquetebol, futsal, handebol, vôlei e o xadrez.

Os campeões em cada uma dessas modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região Central e no Norte do Estado. Esta etapa, que será também em junho, inclui o vôlei de praia e a peteca.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual que, no ano passado, foi realizada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Nesta fase, entram todas as modalidades já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais procuram fomentar a prática do esporte para fins educativos, contribuir para o desenvolvimento integral do estudante; estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares, bem como indicar o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Os interessados podem consultar o regulamento geral e os específicos de cada modalidade neste site, além de um passo a passo para as inscrições das cidades e das escolas.

Revelações

Ao longo das últimas edições, o Jemg revelou atletas de destaque nos cenários esportivos nacional e internacional. Entre eles estão a saltadora Núbia Soares, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e o armador Raulzinho, do basquete, que participou dos Jogos Londres 2012, do Rio 2016 e da disputa da NBA.