Laboratório para realização de testes da covid-19 será implantado na Uemg de Frutal, no Triângulo Sul

Recursos para centro de pesquisa e estudo foram liberados por meio de acordo do Governo de Minas e o Ministério Público de MG

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas conseguiu, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a liberação de cerca de R$ 732 mil para estruturação e implantação de um laboratório de biologia molecular para a realização de testes diagnósticos da covid-19 na unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Frutal, no Triângulo Sul. 

Os recursos para a instalação do centro de análise são provenientes de acordo assinado entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Advocacia-Geral do Estado (AGE), o MPMG e um grupo empresarial português como medidas compensatórias apuradas pela operação Aequalis, que identificou o desvio de verbas públicas em projetos ligados à Fundação Hidroex. O TAC prevê o pagamento de cerca de R$ 21 milhões, sendo revertido em diversas ações reparatórias. 

O governador Romeu Zema agradeceu o empenho da CGE, AGE e o MPMG na recuperação dos recursos. “Esta é mais uma ação conquistada em um esforço conjunto para o bom uso do dinheiro público. Agora, estes recursos poderão novamente ser utilizados em benefício da sociedade, como na criação do laboratório para testes do novo coronavírus, que será mais uma importante ação do Governo de Minas de enfrentamento e combate à doença”, afirmou o governador. 

Além de testes para a covid-19, o centro de pesquisa também irá auxiliar em diagnósticos e estudos de outros vírus respiratórios e permitir o avanço em pesquisas científicas no país. O laboratório também será de extrema importância para as atividades dos cursos de graduação e pós-graduação da Uemg.



Últimas