Minas Livre Para Crescer já chega a quase 150 municípios no estado

Durante visita do governador, a prefeitura de Conquista, no Triângulo Mineiro, publicou decreto de liberdade econômica

Romeu Zema visitou também as obras da quarta fábrica de lacticínios da empresa Scala, em Sacramento

O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (26/11), em Conquista, no Triângulo Mineiro, da solenidade em que o município assinou decreto de liberdade econômica. A iniciativa integra o Minas Livre Para Crescer, programa estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) que tem o objetivo de diminuir a burocracia e os custos para novos empreendimentos.

Ao todo, 148 cidades já publicaram decretos próprios, incluindo Ouro Branco, na região Central, que também formalizou a adesão ao program nesta sexta-feira. Outros 93 municípios estão em processo de elaboração. Dentro das ações do Minas Livre para Crescer, 458 atos já foram revogados, entre decretos, portarias e resoluções. O intuito é simplificar a vida do investidor. Ao todo, 701 atividades foram dispensadas de alvará, tornando-se livres.

Para Romeu Zema, a crescente adesão ao programa mostra que o Governo de Minas tem trabalhado para garantir um ambiente menos burocrático para quem quer investir no estado.

“Nosso grande foco é que o Estado pare de perturbar, de atrapalhar quem investe. Em Minas temos tentado tomar um caminho diferente. Fico muito satisfeito que, nesses três anos de mandato, que vamos completar daqui um mês, nós tenhamos feito grandes avanços”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou a importância da medida para fomentar a economia na cidade e na região.

“ Os decretos municipais de liberdade econômica facilitam, e muito, a vida de quem quer empreender. Um ambiente de negócios favorável é o que as cidades precisam para gerar emprego e renda”, enfatizou.

Além da prefeita de Conquista, Vera Lúcia Guardieiro, participaram da solenidade deputados federais, estaduais, outros prefeitos, vereadores, demais autoridades e empresários.

Doação de salário

Também na cidade do Triângulo Mineiro, Romeu Zema cumpriu agenda na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Conquista (Apae). O chefe do Executivo estadual doou seu salário para a entidade, que atende cerca de 70 crianças, adolescentes e adultos.

Essa ação filantrópica é promovida pelo governador desde o primeiro mês de gestão à frente do Estado para diferentes projetos e locais, de acordo com a demanda identificada.

Visita Laticínios Scala

Também nessa sexta-feira, Zema visitou as obras da quarta fábrica dos Laticínios Scala, localizada em Sacramento, no Alto Paranaíba. A empresa está investindo R$ 130 milhões na unidade, que produzirá queijo parmesão e requeijão. Somente na fase de obras, 400 postos de trabalho estão sendo criados. Quando entrar em operação, a indústria vai empregar 200 pessoas.

Durante a agenda, o governador afirmou que essa ampliação é uma prova concreta do trabalho que está sendo realizado em Minas para a atração de investimentos. “A desburocratização de inúmeros processos e a maior segurança jurídica estão se transformando em investimentos e geração de empregos”, disse.

Histórico

A Scala foi fundada em 1963, após a compra de uma pequena fábrica de manteiga. Atualmente, a companhia tem três fábricas em operação, sendo duas em Sacramento e uma em Patrocínio, também no Alto Paranaíba.

A empresa tem capacidade para processar mais de 600 mil litros de leite por dia. São mais de mil fazendas cadastradas na captação do insumo. O laticínio conta com uma linha completa de produtos, que inclui diferentes tipos de queijo, requeijão, cream-cheese e manteiga.