Nota Oficial - Síndrome nefroneural

Força-tarefa que analisa síndrome nefroneural dá esclarecimentos à população

A força-tarefa criada para analisar os casos de pacientes com a síndrome nefroneural esteve reunida durante todo esta sexta-feira (10/01) e esclarece que:

1. Foram dez casos suspeitos, sendo que um veio a óbito. Os demais seguem em tratamento.
  1. Até o momento, ficaram prontos os resultados de exames sanguíneos de três pacientes internados, realizados pela Polícia Civil. Existia a substância dietilenoglicol nas amostras de sangue.
  1. Novos lotes da cerveja Belorizontina, produzida pela Backer, continuam em análise.
  1. Com a descoberta da substância, um novo protocolo clínico para intoxicação por dietilenoglicol, visando o tratamento dos pacientes, será divulgado para profissionais da Saúde.
  2. Consumidores que possuem produtos da cervejaria Backer e desejarem se desfazer das mercadorias devem encaminhá-las somente à Vigilância Sanitária de Belo Horizonte, nos endereços já divulgados, e, no interior do estado, aos Procons municipais. A eles, caberá articular com a Vigilância Sanitária Municipal a coleta e armazenamento dos produtos. O recolhimento se restringe à cerveja adquirida pelos consumidores.
  3. As investigações continuam, inclusive, com a colaboração da empresa citada. A força-tarefa atualizará as informações constantemente.

Seguem os endereços da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte:

Barreiro: Avenida Olinto Meireles, 327 – Barreiro

Centro-Sul: Avenida Augusto de Lima, 30, 14º andar – Centro

Leste: Rua Salinas, 1.447 – Santa Tereza

Nordeste: Rua Queluzita, 45 – São Paulo

Noroeste: Rua Peçanha, 144, 5º andar – Carlos Prates

Norte: Rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo

Oeste: Avenida Silva Lobo, 1.280/ 5º andar – Nova Granada

Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596 – São Luiz

Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.300/ 2º Piso – Parque São Pedro

A entrega deve ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Polícia Civil

Ministério Público Estadual/Procon-MG