Nova ponte em Três Barras facilitará turismo na região Central de Minas

Expectativa do DER-MG é entregar a obra até outubro; destinos como Serro e Milho Verde serão beneficiados

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) está em fase de concluir a obra de construção da ponte sobre o ribeirão Três Barras, que beneficiará a ligação entre a cidade de Serro e o distrito de Milho Verde, na região Central do estado.

De acordo com a equipe técnica do DER-MG, a estrutura da ponte já está pronta, faltando apenas os serviços de encabeçamento e drenagem. A obra terá custo de R$ 1,7 milhão - valor que vem de compensação por exploração de recursos minerais - e tem previsão para ser concluída até outubro.

A estrutura original sofreu desgastes e erosões e, desde 2016, passou por uma série de interdições que motivaram desvios de tráfego e dificultaram a logística para moradores e turistas que passam pela região.

A nova ponte está localizada no quilômetro 9,3 da LMG-735, no distrito de Três Barras, e irá favorecer o acesso à região turística rica em cachoeiras, serras, restaurantes, pousadas e passeios turísticos de caráter histórico, cultural, religioso e ecológico.

Crédito: Divilgação/ DER

O projeto contribuirá, também, para o escoamento da produção regional de cachaça, morango e de derivados do leite, como o queijo artesanal, produto de grande demanda nos mercados regionais. Da mesma forma, o fluxo entre os distritos vizinhos e o polo regional de Diamantina será melhorado.

Melhorias

A ponte antiga que existia no local permitia a passagem de apenas um veículo por vez e teve sua estrutura comprometida em função das cheias e enchentes ocorridas nos últimos anos.

A nova estrutura é mais ampla, com cerca de 35 metros de extensão e 10 metros de largura e, ainda, passeio lateral, para a travessia de pedestres do distrito de Três Barras.

De acordo com o diretor-geral do DER, Robson Santana, "a expectativa é que até o final de outubro, época que coincide com o início do período chuvoso, a nova ponte possa ser entregue à população, garantindo melhor circulação e segurança no ir e vir".