Papel da defesa agropecuária para o desenvolvimento do agro brasileiro é destaque em conferência na capital

Evento nacional, realizado no Minascentro, contou com a participação do ministro Marcos Montes e do secretário Thales Fernandes, referências da Agricultura

  • ícone de compartilhamento

Seapa / Divulgação

Minas Gerais concluiu, nesta quinta-feira (9/6), no Minascentro, em Belo Horizonte, a 7ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária. O evento, realizado desde 2006, tem caráter itinerante e, nesta edição, chegou ao estado em um momento especial, de preparação para retirar a vacinação de rebanhos contra a febre aftosa.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, acompanhou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, neste último dia de conferência. Na oportunidade, o ministro destacou a importância da defesa agropecuária para o desenvolvimento do agronegócio do país. “Vim aqui agradecer a cada um de vocês, fiscais federais e estaduais agropecuários, pelo grande trabalho realizado pela sanidade no Brasil. Tenho orgulho de apresentar o agronegócio do Brasil pelo mundo e perceber que uma de nossas maiores fortalezas é a sanidade”, definiu.

Sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa, o ministro reafirmou a relevância da sinergia entre unidades federativas e União. “Estamos prontos para trabalhar conjuntamente”, afirmou Montes.

O secretário de Agricultura de Minas também destacou a importância da feira e da presença federal na capital mineira. “Esse bate papo é muito importante para a gente que faz o trabalho de defesa agropecuária, em Minas e no Brasil, para cada vez nos fortalecermos mais”, ressaltou.

Agenda

Após uma apresentação para o público-geral da conferência, ministro e secretário se reuniram ainda com membros do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que reúne todos os órgãos de defesa agropecuária do país. Em Minas, a instituição responsável por essa missão é o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).



Últimas