Parque de Paracatu recebe 800 mudas nativas do Cerrado para criação de bosque-escola

Plantio total vai chegar a mais de 184 mil mudas em três anos, como compensação ambiental pelas obras da BR-040, entre Brasília e Juiz de Fora

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Servidores do Parque Estadual de Paracatu, funcionários da Via-040 - concessionária responsável pela gestão da BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora - e a população de Paracatu e região participaram de um plantio de espécies nativas do Cerrado, nesse domingo (8/12), na unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), no Noroeste de Minas.

Na ação, foram plantadas 800 mudas em uma área de um hectare (10 mil metros quadrados), onde vai funcionar um bosque-escola, voltado para atividades de educação ambiental. A expectativa da gerente do parque, Junia Miranda, é que já seja possível apresentar o novo bosque para crianças e adolescentes dentro de um período entre três e cinco anos.

Crédito:Lucas Brum / Via 010

"Esse bosque foi pensado para ser uma grande sala de aula ao ar livre. Teremos uma ala apenas com espécies frutíferas, como gabiroba, murici, mangaba e outros frutos do Cerrado. Teremos também uma área mais livre para dinâmicas diversas e a nossa ideia é que as crianças possam, inclusive, provar os frutos típicos do Cerrado", diz a gerente do parque.

O plantio das 800 mudas é parte de um projeto de reflorestamento de 112 hectares com mais de 184 mil mudas nativas do Cerrado, de responsabilidade da Via 040, como compensação ambiental prevista no licenciamento das obras de duplicação, implantação de praças de pedágio e de pontos de apoio ao usuário. A execução foi acompanhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente da Via 040, Rejane Ferreira, a empresa recebeu a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) para as obras necessárias para criação de infraestrutura na BR-040 e fez um estudo minucioso para escolher os melhores locais a receberem o reflorestamento tanto em Minas quanto em Goiás, estado que também é cortado pela rodovia. O resultado apontou três locais para receberem novas mudas: Parque Estadual de Paracatu (Paracatu), Fazenda Experimental Chapéu D'uvas (Juiz de Fora) e Parque João Leite (Goiânia).

No caso de Paracatu, estão previstas 184.280 novas árvores, o que inclui a manutenção e o acompanhamento do desenvolvimento das plantas pelos próximos três anos. "Tivemos muito cuidado na escolha dos locais e um dos critérios usados foi a proximidade de mananciais de abastecimento, como é o caso do Parque Estadual de Paracatu", diz Rejane. Junia Miranda acrescenta que na unidade de conservação estão as nascentes do Ribeirão Santa Isabel, que abastece a cidade de Paracatu.



Últimas