Plataforma atualiza e cruza dados de imóveis disponíveis em MG

Ferramenta do governo agiliza pesquisas para quem quer investir no estado

O Governo de Minas Gerais, por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), aprimorou o Indi Maps, plataforma virtual inédita no Brasil, criada para otimizar o processo de busca de imóveis no estado. Foram incluídas informações sobre agricultura e pecuária, além de criado um formulário on-line que permite que o imóvel seja cadastrado diretamente no sistema. Clique aqui e confira o Indi Maps.

O portal desenvolvido pelo Indi agrega diversas bases de dados em um banco de imóveis públicos e privados, disponíveis para comercialização em toda Minas Gerais. Nele, é possível visualizar informações socioeconômicas, demográficas e de infraestrutura. Utilizando esses dados é possível encontrar a localização adequada para qualquer tipo de empreendimento, considerando as necessidades do investidor. O serviço é totalmente gratuito e permite o cadastro de imóveis por qualquer proprietário e também por gestores públicos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a ferramenta “simplifica a busca dos investidores, facilitando a atração de investimentos para o estado. Nosso objetivo é facilitar cada vez mais a vida do empreendedor em Minas Gerais. Atuamos em estratégias para atrair novos investimentos, estimulando a geração de emprego e renda”, comenta Passalio.

Cruzamento de dados

O Indi Maps conta com camadas de dados que proporcionam a identificação de uma série de potencialidades para todo tipo de empreendimento no território mineiro. As informações abordam questões que vão desde infraestrutura - como rodovias, ferrovias e gasodutos - até informações relacionadas à educação, como matrículas por curso técnico ou superior em cada região.

Esse cruzamento de informações permite ao investidor fazer análises que não poderiam ser executadas considerando cada banco de dados individualmente. É possível, por exemplo, identificar as regiões que possuem toda a infraestrutura de energia e logística necessária para determinado projeto e cruzar essa informação com dados relativos a possíveis fornecedores, mão de obra disponível e salário médio do setor. São dados precisos que possibilitam uma análise completa do território e, consequentemente, da viabilidade do negócio.

Formulário On-line

A plataforma está disponível para acesso no site do Indi (indi.mg.gov.br) e é compatível com qualquer dispositivo móvel, Android e iOS.

Para cadastro de imóveis, o proprietário, corretor ou gestor público deve apenas acessar um formulário on-line, identificar o imóvel no mapa e preencher as informações. O Indi valida as informações e, caso esteja tudo certo, o imóvel fica disponível. O formulário on-line permite que prefeituras, proprietários e corretores cadastrem tudo de forma simples, atendendo aos requisitos para cada tipo de solicitação.

Relatórios gerados no sistema apontam a facilidade de terraplanagem e a presença de áreas de proteção ambiental, o que permite às empresas estimarem impactos nos prazos de implantação do projeto. E, principalmente, permite ver a oferta de imóveis públicos, que podem ser disponibilizados para que projetos sejam implantados nos municípios mineiros.

A equipe do Indi está gradativamente entrando em contato com todas as prefeituras de Minas Gerais para atualizar os contatos referentes à disponibilidade de imóveis para novos empreendimentos.

Confira aqui o vídeo tutorial sobre utilização da plataforma.