Portfólio reúne boas práticas no Turismo em Minas Gerais

Iniciativas de diferentes municípios ilustram ações para desenvolvimento da atividade no estado

imagem de destaque
Em Santana do Riacho, na região Central, a prefeitura publicou um edital com temática cultural, esportiva, gastronômica e técnica direcionado a agentes culturais
  • ícone de compartilhamento

O portfólio "Boas Práticas no Turismo em Minas Gerais 2019", produzido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), busca contribuir para o fortalecimento do setor por meio da difusão de projetos inovadores aplicados em municípios do estado. Fruto de uma compilação de dados coletados a partir do Censo do Turismo Mineiro, o documento reúne ações e práticas diversas que têm estimulado a cadeia turística em várias cidades e regiões de Minas. 

Boas práticas relativas a gestão, empreendedorismo e serviços que estão transformando a cadeira do turismo estão reunidas no portfólio, que considera sempre o potencial específico de cada região. Ao todo, são 36 iniciativas municipais e quatro exemplos de sucesso.

De acordo com a superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, o documento é uma importante ferramenta para os municípios, já que reúne exemplos concretos. “O portfólio difunde a qualidade das atividades turísticas no estado. Ele não é um guia e nem um manual, mas, sim, um compilado de como a profissionalização do turismo nos ajuda a colher bons resultados”, destaca.

A superintendente também lembra que a diversidade de atividades presentes no portfólio é reflexo da variedade turística que o próprio estado oferece. “Todas as ações presentes no documento demonstram a potência turística de Minas Gerais, as mais variadas formas de se incrementar o turismo no estado e, principalmente, como elas foram desenvolvidas ou aprimoradas pelos municípios considerando características como a vocação da cidade, a tradição do evento ou a necessidade de se investir em alguma atividade que ampliasse a oferta turística”, afirma.

Iniciativas

Um dos exemplos descritos no portfólio vem de Araxá, no Alto Paranaíba. A tradicional Feira Artesanal Semente Criativa passou a fomentar ainda mais o turismo e a cultura na cidade após a qualificação profissional de seus organizadores, com a criação de uma comissão formada pelos próprios artesãos.

Políticas públicas para o turismo também estão entre as boas práticas. Em Santana do Riacho, na região Central, a prefeitura publicou um edital com temática cultural, esportiva, gastronômica e técnica direcionado a agentes culturais. A proposta é aumentar o fluxo de turistas na cidade, além de incentivar a realização de eventos em períodos de baixa temporada.

Em Cambuí, no Sul de Minas, uma iniciativa de destaque é o Selo de Qualidade Turística, que tem a proposta de qualificar os estabelecimentos e fazer com que eles cumpram regras de qualidade estabelecidas pelo Conselho Municipal de Turismo da cidade. Essa é uma forma de trabalhar a excelência dos serviços prestados.

O portfólio também reúne ações técnicas e pontuais, mas que fazem toda a diferença para o desenvolvimento de uma forte cadeia turística. No Sul, a cidade de Maria da Fé está investindo em um sistema de sinalização. Com a implantação de placas indicativas de atrações turísticas na cidade, a partir de ação público-privada, a proposta é facilitar o acesso e, com isso, aumentar consideravelmente o fluxo de visitantes. Acesse o documento neste link.



Últimas