Prazo para realizar conferências da pessoa com deficiência vai até 30/4

Programação faz parte de preparação para evento estadual, previsto para junho, na capital mineira

Os municípios mineiros têm até 30/4 para realizar suas conferências municipais ou regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A ação faz parte da programação preparatória da V Conferência Estadual, prevista para os dias 17, 18 e 19/6, em Belo Horizonte.

Com os temas “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência” e “Construindo um Brasil mais Inclusivo”, a conferência é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped), juntamente com a Subsecretaria de Direitos Humanos.

As conferências municipais e regionais são instrumentos de participação, avaliação e monitoramento das políticas públicas. Os debates serão realizados com o objetivo de pensar estratégias para manter e aprimorar o controle social; garantia de financiamento e acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; acessibilidade nos espaços públicos, além dos desafios para comunicação universal.

Durante os eventos serão escolhidos os delegados, incluindo representantes da sociedade civil e gestores públicos, que participarão da conferência estadual. Os eleitos devem se inscrever no período de 11 a 20/5, neste link.

O coordenador estadual de Articulação e Atenção à Pessoa com Deficiência da Sedese, Wesley Barbosa, reforça que as conferências representam um importante instrumento de participação com o papel de acompanhar, medir e propor ações para aprimorar a política pública voltada para a pessoa com deficiência. “A conferência dá voz à sociedade civil”, frisa.