Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira (21/2) e no Carnaval

Confira informações divulgadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas e no boletim do Instituto Nacional de Meteorologia - Belo Horizonte

  • ícone de compartilhamento

A setxa-feira (21/2) terá sol e calor, mas deve chover a partir da tarde nas áreas Centro-Sul, Oeste, Norte e Nordeste de Minas Gerais, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte. As temperaturas variam entre os 15°C, no Sul, e os 37°C, no Jequitinhonha. 

A instabilidade atmosférica aumenta devido ao avanço de uma frente fria pelo litoral do Sudeste. A previsão é que essa mudança faça com que o sábado (22/1) e o domingo (23/1) de Carnaval sejam chuvosos.

Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Alerta Igam

Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em parceria com a Defesa Civil, informa, conforme previsão divulgada, que os volumes de chuva em algumas regiões de Minas poderão chegar a 200 milímetros, principalmente entre sábado (22/2) e segunda-feira (24/2).

Em Belo Horizonte e região metropolitana, a previsão é de chuva entre 5 e 20 milímetros, nos períodos da tarde e noite, entre 10h de sexta-feira e 10h de sábado (22/2). Já entre sábado e segunda-feira (24/2), uma frente fria intensificará as chuvas na capital. Neste período, o volume estimado em BH poderá chegar a 75 milímetros.

Os meteorologistas também alertam que o céu deverá ficar nublado e há chances de tempestades localizadas nos períodos da tarde e noite, acompanhadas de rajadas de vento. No interior de Minas, chuvas mais intensas são esperadas, a partir de sábado (22/2), nas regiões Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Vale do Rio Doce, Oeste, parte do Triângulo Mineiro, Central e Metropolitana, com acumulados entre 50 e 100 milímetros.

Entre a Zona da Mata e Sul de Minas, os acumulados podem ultrapassar os 100 milímetros em um intervalo de 24 horas.

 

 

No mapa a seguir, a previsão do Igam indica os acumulados de chuva entre a manhã de sexta-feira (21/2) e a manhã de segunda (24/2). As microrregiões de Patrocínio, Uberlândia, Uberaba, Frutal, Araxá, Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Alfenas, Varginha, Campo Belo, São Lourenço, Itajubá, Lavras, São João del-Rei, Andrelândia, Juiz de Fora, Barbacena, Ubá e Cataguases são as mais propensas aos acumulados, com possibilidade de 150 a 200 milímetros de chuva neste período.

 

 



Últimas