Programa gratuito qualifica prefeitos e lideranças locais para retomada econômica

Com foco na capacitação, estratégia conduzida pela FJP chega à sua quinta turma, com mais de 80 municípios já atendidos

O Programa de Liderança para a Retomada Econômica (LRE) do Governo de Minas está com inscrições abertas, até 21/8, para sua quinta turma. A iniciativa, lançada em novembro, tem como propósito auxiliar os prefeitos eleitos em 2020 na condução de políticas econômicas que levem seus municípios a recuperar as perdas ocasionadas pela pandemia da covid-19.

O programa do Governo de Minas, conduzido por meio da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Agência Metropolitana de Belo Horizonte e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), já atendeu mais de 80 municípios desde a primeira turma.

​Os participantes são selecionados pela Fundação João Pinheiro a partir de uma avaliação de critérios técnicos, sociais e econômicos dos municípios mais afetados pela pandemia em Minas Gerais. As aulas são on-line e acontecem sempre em dois finais de semana, em período integral, totalizando 28 horas de formação para as lideranças e oito horas de oficinas com as equipes municipais. Ao longo de 2021, serão capacitadas seis turmas, totalizando 300 lideranças de 150 cidades.

Na prática

A estratégia permite a preparação de lideranças locais e regionais para processos como atração de novos investimentos, desenvolvimento de negócios, geração de empregos e fomento ao empreendedorismo. Para isso, o LRE aborda conhecimentos econômicos e tributários para a elaboração de políticas públicas efetivas.

Ao longo do programa, os participantes são estimulados a desenvolver comportamentos e a utilizar técnicas de liderança para mobilizar esforços e recursos de forma assertiva para ampliar a capacidade de recuperação econômica.

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido, no atual momento econômico, é imprescindível a participação dos municípios no Programa de Liderança para a Retomada Econômica.

“Com o vislumbre do fim da pandemia, com a aceleração da vacinação, agora é, de fato, o momento de olhar para frente. O curso já está chegando a quase cem prefeituras atendidas, com muitos resultados. Os participantes têm acesso a um ferramental importantíssimo de possibilidades para o desenvolvimento econômico, a melhoria do ambiente de negócios e a atração de investimentos. Tudo para tornar a cidade mais atrativa do ponto de vista de novos negócios”, avalia.

O LRE também aborda formas de criação e implementação de ações para a retenção e a expansão de negócios, além de métodos de utilização dos instrumentos de planejamento urbano para alavancar o desenvolvimento econômico local.

Participante da terceira turma do LRE, o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Congonhas, Geordane Silva, destaca o privilégio de conviver com pessoas determinadas a criar meios para transformar as cidades mineiras. “Meu maior desafio em 2021 é buscar soluções que fortaleçam a economia, gerando emprego e renda e revertendo as consequências da pandemia", observa.

Silva destaca que o programa me lhe deu, além de propósito, outra ferramenta fundamental para a boa política: conhecimento baseado em evidências."Conheci ações inovadoras e já testadas de políticas públicas que realmente geram bons resultados", destaca. "Agora me sinto mais preparado para construir a Congonhas que merecemos”, completa.

Mais informações sobre o LRE: clique aqui.