Programa Medicamento em Casa chega a Uberlândia

Entrega domiciliar a pacientes que usam a Farmácia de Minas é ampliada

A partir desta quinta-feira (14/5), o Governo de Minas começa a entregar medicamentos em casa para pacientes da Farmácia de Minas em Uberlândia, portadores de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), por meio da parceria entre o governo estadual e a 99 Táxi.

As pessoas contempladas pelo programa Medicamento em Casa recebem uma ligação no dia anterior ao atendimento agendado, para informar sobre a entrega dos remédios.

A iniciativa chega a Uberlândia após ter começado no mês passado em Juiz de Fora e Belo Horizonte. Já foram realizadas 1.123 entregas e foram percorridos 5.189 quilômetros pelos taxistas desde o início do projeto. No município da regional de saúde Triângulo do Norte, a Farmácia de Minas atende 350 pessoas.

A parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99 Táxi envolve a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Coordenadoria Estaduald e Defesa Civil (Cedec). O principal objetivo é proteger pacientes do grupo de risco da covid-19, evitando ambientes externos e ajudando na redução do fluxo de pessoas nas Farmácias Regionais, para que não haja aglomerações e, consequentemente, a transmissão do coronavírus.

Medidas

Para reduzir a procura presencial nas farmácias regionais, o Estado trabalha para aumentar a capacidade de dispensação aos usuários, tendo por base uma demanda para os próximos dois ou três meses. Assim, as pessoas que realizam uso contínuo de determinado remédio poderão recebê-lo em um quantitativo suficiente para tratamento por esse período.

É importante reforçar que os pacientes que não receberem ligações de agendamento devem comparecer normalmente à Farmácia. Já para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site, para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.

Além disso, é importante atualizar os dados cadastrais pelos canais de atendimento do Whatsapp (pelo número 31- 98282-4324) ou e-mail (medicamentoemcasa@saude.mg.gov.br).

Parceria

A parceria entre o Governo de Minas e a 99 Táxi começou em 14 de abril, com um projeto piloto em Juiz de Fora e, em seguida, no dia 28 de abril, foi realizada em Belo Horizonte.

A próxima cidade contemplada será Divinópolis. Com esta ação, a população do grupo de risco ganha segurança em receber o medicamento em sua casa.