Prorrogadas as inscrições para curso gratuito sobre Sistema Nacional de Cultura

Atividade a distância dirigida a agentes públicos municipais será realizada até o dia 6 de novembro

  • ícone de compartilhamento

O prazo de inscrições para o curso gratuito a distância "Sistema Nacional de Cultura: Aspectos Jurídicos, Políticos e Práticos" foi prorrogado. Os interessados têm até o dia 15 de setembro (sexta-feira) para se inscrever.

Destinada aos agentes públicos municipais, a capacitação oferece 1.300 vagas e será realizada até o dia 6 de novembro deste ano. Por ser um curso na modalidade a distância, em plataforma virtual, os participantes que se inscreverem após o início do curso não perderão nenhum assunto. Serão disponibilizados para cada um dos módulos apostilas com conteúdo teórico, prático e exercícios, bem como vídeos sobre os temas. A iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

As inscrições devem ser feitas diretamente na plataforma de educação a distância da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por meio do link goo.gl/Ltexud.

De acordo com a advogada, professora e coordenadora do curso, Paloma Goulart, a capacitação propicia debates teóricos, apresenta perspectivas práticas da implementação da política cultural em municípios e dá uma visão abrangente da atuação do setor de economia criativa.

“Além disso, traz para o cerne do debate as discussões sobre as políticas públicas culturais e o reforço do entendimento da cultura para o aprimoramento da democracia e efetivação de direitos. O recurso disponibilizado pelo Fundo Estadual de Cultura foi fundamental para a realização deste projeto”, explica Paloma.

A atividade tem o objetivo de estimular e fortalecer a adesão dos entes federados ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e permitir aos participantes a geração de habilidades para fundamentação de ações, projetos, programas e políticas públicas.

Também serão esclarecidas dúvidas sobre os trâmites burocráticos para a efetivação da adesão ao SNC pelos municípios e abordados alguns tópicos da Política Cultural Municipal.

Módulos

O curso tem carga horária de 50 horas/aula e está dividido em cinco módulos: Ambientação; Direitos e Políticas Culturais; Os Municípios no SNC; Fundamentos para Estruturação dos Componentes do SNC; Efetividade dos Componentes Políticos do Sistema Municipal de Cultura e Aspectos Práticos.

Os professores são Célio Augusto Souza Pereira e Paloma Elaine Santos Goulart. Célio Pereira é bacharel em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e especialista em democracia participativa, república e movimentos sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A coordenadora do curso, Paloma Goulart, é bacharel em direito pela PUC Minas, especialista em direito privado pela Universidade Candido Mendes, e mestre e doutora em sociologia pela UFMG.

* Com informações do site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

Serviço:

Inscrições prorrogadas para o curso gratuito a distância "Sistema Nacional de Cultura: aspectos jurídicos, políticos e práticos"
Inscrições:
até 15/9/2017 no link goo.gl/Ltexud
Curso gratuito

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)
(31) 3915 2692 / 2655



Últimas