Rodovia MG-010 ganha nova ponte de concreto em Serra Azul de Minas

Estrutura substitui antiga ponte de madeira e está sendo executada após acordo com iniciativa privada

  • ícone de compartilhamento

A construção de ponte de concreto sobre o Rio Vermelho, no segmento não pavimentado da rodovia MG-010, km 274, próximo ao município de Serra Azul de Minas, na região Central do estado, será concluída até o início de novembro, conforme cronograma do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).
 

Nova ponte será construída sobre o rio Vermelho (Crédito: Divulgação/DEER-MG)

A nova edificação substitui a antiga travessia em madeira, que já estava desgastada devido ao tráfego de veículos e a ação do tempo.

A ponte terá 28 metros de comprimento por 8,8 metros de largura, com duas pistas de rolamento. Para a finalização, nos próximos dias, ainda serão executados serviços no tabuleiro (parte de superior da ponte) e o encabeçamento da estrutura, que é a união da ponte com a rodovia.

Para o diretor de Manutenção do DEER/MG, Marcos Frade, os benefícios da substituição da ponte de madeira pela estrutura de concreto serão sentidos por todos que transitam diariamente pelo trecho. “Este é um caminho muito utilizado por famílias para o transporte de produtos agrícolas e pelos estudantes da região. Com a conclusão da nova ponte, toda a população poderá circular com muito mais segurança”, conclui.

Acordo

A obra está sendo executada por meio de um acordo assinado entre o Governo de Minas, com a assistência da Advocacia-Geral do Estado (AGE), e uma empresa privada. O documento prevê que a empresa construa nove pontes em concreto armado em várias localidades mineiras. Em contrapartida, serão extintas dívidas fiscais e passivos tributários de ICMS da instituição privada.

Todas as obras passam por aprovação prévia do DEER/MG. O órgão é o responsável pela inspeção técnica de todas as etapas, como análise dos projetos executivos, dos memoriais de cálculos, dos estudos topográficos, hidrológicos e geotécnicos e, também, pela fiscalização da execução dos trabalhos.

 



Últimas