Romeu Zema destaca aumento da segurança e projetos de desenvolvimento do Norte de Minas

Governador cumpre extensa agenda em Montes Claros em mais uma etapa do “Giro pelo Estado” e se reúne com prefeitos e empresários da região

imagem de destaque
O governador enalteceu o trabalho realizado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Sistema Prisional
  • ícone de compartilhamento

A queda nos índices de criminalidade no Norte de Minas e o potencial de desenvolvimento econômico da região foram os destaques nas agendas de trabalho do governador Romeu Zema, nesta sexta-feira (22/3), em Montes Claros, em mais uma etapa do “Giro pelo Estado”. O governador também se reuniu com empresários e prefeitos da região para ouvir as demandas e discutir soluções para a retomada do crescimento do Estado. 

Zema esteve com os comandantes regionais das Forças de Segurança do Estado na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Montes Claros, e ressaltou que o trabalho estratégico empregado nos municípios já vem demonstrando resultado. A região foi a que apresentou os melhores índices de queda da criminalidade em todo o Estado. 

O governador enalteceu o trabalho realizado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Sistema Prisional. “Quero frisar os meus parabéns a vocês pelo resultado alcançado, tivemos um avanço muito grande. O Norte de Minas foi a região que mais avançou na questão da segurança, principalmente na zona rural. Estamos na direção certa, isso que é importante. Estou completando 80 dias de governo e posso dizer que, apesar das enormes dificuldades, estou extremamente otimista”, afirmou. 

Os resultados, segundo o secretário de Segurança Pública, general Mario Araujo, são frutos do trabalho regional realizado pelas Forças de Segurança. “Iniciamos um processo de segurança pública itinerante, dentro de uma diretriz do governador de buscar conhecer os problemas locais, prestar contas à população e trabalhar com a maior transparência possível. Os resultados estão em alta excelência, no processo de retomada das nossas cidades do Norte de Minas para as pessoas de bem”, afirmou. 

Desenvolvimento

Durante a primeira agenda do dia no município, Zema se reuniu com empresários e representantes de classes na sede regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O governador ressaltou que um estado mais seguro também se torna mais atraente para novos investimentos. Além disso, ele reforçou o trabalho da nova gestão para desburocratizar o serviço público. 

“Estou ciente das dificuldades e, hoje, não é só a questão ambiental que está travada. Temos as questões tributárias também. Já criamos um grupo, inclusive com a participação da Fiemg, de simplificação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Minas tem o ICMS mais complexo do Brasil e eu quero entregar o mais simples. Não é cobrar menos imposto, mas é trabalhar sem tanta complicação”, afirmou. 

O mesmo discurso foi apresentado pelo governador em reunião com diversos prefeitos da região e na cerimônia de posse da Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Ele destacou o trabalho na atração de novas empresas e o esforço do Estado em manter os repasses aos municípios em dia, 

“A situação de Minas é de calamidade, mas nós temos condições de tirar Minas do buraco e já estamos fazendo isso. O mais importante é dar apoio e simplificar a vida de quem trabalha. Tenho certeza que desatando estes nós, o Norte de Minas tem um potencial gigantesco”, pontuou o governador, ressaltando a capacidade de produção de energia fotovoltaica e o potencial do agronegócio da região. 

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, parabenizou a iniciativa do governador em percorrer às regiões do Estado para conversar com os empresários e industriais locais. “O governador entende que o desenvolvimento é o caminho para que Minas saia da situação que se encontra hoje. Ele vir às regiões para entender o que está acontecendo no momento, que é muito dinâmico, é muito positivo para melhorar o ambiente de negócio no Estado”, disse. 

Já o prefeito de Januária e presidente da Amams, Marcelo Félix Alves de Araújo, falou sobre a importância da união entre o governo e os municípios para o desenvolvimento regional. “A população vive nos municípios, então o prefeito é o primeiro que o cidadão bate na porta. Nós temos consciência da situação difícil do Estado, em que fica cada vez mais difícil atender os anseios da população. Mas confiamos no trabalho e temos a expectativa de virar essa página. O Norte de Minas conta com o apoio e será parceiro para sair dessa situação”, afirmou. 

Giro 

A agenda de Romeu Zema em Montes Claros ainda contemplou uma visita à fábrica da Nestlé, presente no município desde 1983 e que recentemente expandiu sua capacidade de produção. O encontro serviu para estreitar ainda mais os laços do governo e da empresa para a prospecção de novos negócios. 

Por fim, o governador ainda se reuniu com o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, para discutir a atual situação da entidade e buscar soluções para a regularização dos repasses e a retomada de investimentos nos setores da tecnologia e educação. O “Giro pelo Estado” do governador em Montes Claros também contou com a presença do chefe do Gabinete Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Evandro Borges, o secretário-geral Igor Eto e o secretário-adjunto de Saúde, Bernardo Ramos.



Últimas