Romeu Zema destaca importância da participação popular na Constituição Mineira

Em evento comemorativo dos 30 anos da Carta Magna de Minas, governador ressalta importância do Legislativo no aprimoramento das leis

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, na noite de quinta-feira (19/9), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de reunião especial em comemoração aos 30 anos da Constituição Mineira. Zema ressaltou a importância da legislação para o planejamento público e o atendimento às demandas populares, além da importância do Legislativo no seu aprimoramento.

“O Parlamento mineiro inaugurou inovações importantes na Defesa Social, no planejamento orçamentário e na escuta da população. A nossa Carta Magna foi construída após intenso diálogo, como é natural a nós mineiros. Nossa constituição, não tenho dúvidas, é uma das mais avançadas do país”, afirmou o governador, lembrando que Minas foi o primeiro Estado a promulgar a sua Carta Magna.

Romeu Zema ainda destacou a importância do papel do Legislativo nas mudanças necessárias para acompanhar a evolução da sociedade.

“Existem temas que devem ser colocados em pauta aqui e no plano federal para avanço do nosso ordenamento jurídico. As reformas que se fazem necessárias para ajustar as contas só contribuirão para que venhamos a ter um sistema mais equilibrado e levarmos melhores serviços a um povo tão sofrido. É justamente esse sentimento que desejo aos nossos atuais parlamentares: que continuem a acompanhar as mudanças sociais, as necessidades de um novo tempo e os anseios da população”, finalizou.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, destacou em seu discurso o marco da participação social. “Tenho certeza que este marco da participação popular é o maior da constituição mineira. Este Norte que se iniciou ali foi reafirmado e seguido pela demais legislaturas. A participação popular nesta casa continua uma realidade e é efetiva, através da comissão de Participação Popular. Foram 30 anos que mudaram Minas”, afirmou.

O relator da Constituição de 1989, o ex-deputado Bonifácio Mourão, também discursou e relembrou o trabalho de construção da proposta que, a partir das demandas da população, criou direitos e ajudou nas conquistas da população, como a aplicação dos percentuais mínimos das receitas do Estado em Saúde e Educação.

Também participaram da cerimônia, que homenageou os 88 parlamentares (incluindo 11 suplentes), o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias; o procurador-geral do Ministério Público, Antônio Sérgio Tonet; o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio; a reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida; secretários de Estado, atuais e ex-deputados estaduais.



Últimas