Romeu Zema entrega ambulâncias e inaugura leitos de UTI para tratamento de coronavírus em Guanhães, no Vale do Rio Doce

Governador autorizou repasse de R$ 200 mil em solenidade que contou com adesão de nove municípios ao plano Minas Consciente

O governador Romeu Zema entregou duas ambulâncias, inaugurou dez leitos de UTI  e ainda autorizou o repasse de R$ 200 mil à rede de urgência e emergência, nesta segunda-feira (8/6), em Guanhães, no Vale do Rio Doce. Os equipamentos serão usados para atendimento e tratamento de infectados pelo coronavírus na região. Durante a cerimônia, os prefeitos de nove municípios também assinaram o termo de adesão ao plano Minas Consciente, criado pelo governo estadual para propor a retomada segura e responsável da economia nas cidades mineiras durante a pandemia.

Os leitos de UTI vão ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Regional Imaculada Conceição (HIC) para tratamento às vítimas da covid-19. A estruturação foi viabilizada, entre outras parcerias, a partir de projeto de captação de recursos junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que disponibilizou R$ 460 mil.

A proposta foi coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em conjunto com representantes do Ministério Público, HIC e municípios da microrregião de Guanhães (Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis). A previsão é que os leitos entrem em funcionamento no dia 1 de julho.

Ampliação da rede

Romeu Zema destacou que a doença está controlada na região, graças às parcerias feitas para ampliar a rede de atendimento e ao espírito colaborativo do povo mineiro.

“Fico satisfeito de a região estar relativamente bem controlada no que diz respeito aos casos de covid-19 e de nós conseguirmos entregar ambulâncias, que são fruto de emendas parlamentares. Também entregamos leitos para ampliar a estrutura hospitalar. Esses esforços são para que não tenhamos em Minas Gerais - e aqui na região - aquilo que nós assistimos com muita tristeza em outros locais, com pessoas sem condição de serem atendidas. Esse é um trabalho conjunto, ninguém sozinho consegue fazer tudo”, afirmou.

Zema também reafirmou o compromisso da gestão estadual com os prefeitos mineiros.

“A política responsável entende que a prefeitura, o Estado e a União são um bem público e têm obrigação de devolver serviços à população, sem privilegiar ou favorecer determinados grupos ou pessoas. Temos avançado; os prefeitos sabem que, desde fevereiro do ano passado, temos cumprido os compromissos que o antigo governador não cumpriu e, desde janeiro deste ano, estamos pagando aquilo que ele não pagou. Isso não é tirar um coelho de uma cartola, é fruto de muito esforço”, disse.

Articulação

A prefeita de Guanhães, Dorinha da Farmácia, ressaltou a importância do trabalho sério e articulado realizado em conjunto com o Governo de Minas, a sociedade civil e as demais instituições públicas envolvidas que auxiliaram o empenho de recursos para investimento na Saúde da região.

“Entregaremos à população 42 leitos de enfermaria para assegurar o tratamento durante a pandemia, bem como dez leitos de UTI, uma demanda antiga e um sonho da população que compõe os nove municípios e já perdeu várias vidas por falta dessa estrutura. Infelizmente, vivemos um momento de incertezas, mas cheio de desejo e esperança do final desta crise que nos trará, apesar de tudo, essas conquistas. Aproveito para dizer ao nosso governador que contamos com a parceria e a permanente atenção do governo do estado, uma vez que Guanhães e região há muitos anos estava carente deste contato. A sua presença nos dá perspectiva e confiança para continuar trabalhando pela qualidade de vida de cada cidadão”, afirmou.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo do Amaral; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; parlamentares federais e estaduais; a diretora da Unidade Regional de Saúde, Maria Aparecida Oliveira; além de prefeitos e outras autoridades da região.

Foram cumpridas todas as normas de distanciamento social e cuidados de higienização para garantir a saúde dos presentes.