Romeu Zema lança programa de atenção à saúde no Vale do Jequitinhonha

No “Giro pelo Estado”, governador também se reuniu com agricultores, prefeitos e empresários da região

  • ícone de compartilhamento

Assinatura do termo de compromisso para participação de todos os municípios da região (Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou, nesta segunda-feira (29/7), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o programa Saúde em Rede, que pretende solucionar até 85% dos casos de filas e longas esperas por atendimento nos municípios da região. Em mais um “Giro pelo Estado”, Zema ainda cumpriu agendas no município e seu reuniu com prefeitos e empresários.

 “Estamos reestruturando o atendimento primário da Saúde, de forma que ele fique mais organizado. Porque, hoje, o que se vê é que muitas enfermidades facilmente tratáveis não o são no momento em que deveriam e depois aquela pessoa que deveria ter sido tratada aqui acaba se deslocando para Belo Horizonte, para Montes Claros, para fazer um tratamento mais caro, mais complexo e mais demorado. Então, mais uma vez, nós estamos querendo colocar na Saúde uma gestão melhor, que vai fazer com que os recursos tão escassos sejam usados de forma adequada”, afirmou o governador Romeu Zema, durante cerimônia de lançamento do programa, que também contou com a presença do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

A melhora será possível graças à metodologia desenvolvida em parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde, que propicia a estruturação das redes de atenção por meio do mapeamento e da otimização dos processos de trabalho. O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão desde a atenção primária, passando pela atenção ambulatorial especializada, e chegando à atenção hospitalar.

O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, valorizou o empenho da nova gestão em conhecer a realidade dos municípios. 
“Temos que agradecer a todos que estão nos ajudando a fortalecer a macrorregião da Saúde, que já esteve muito fragilizada. Penso que as autoridades que estão aqui, servidores que nós somos, temos a grande obrigação de servir, e o povo espera de nós. Temos que tomar atitudes, muitas vezes duras, mas temos que parar de viver da utopia, da fantasia e conversar muito com a nossa realidade”, afirmou.

Durante o lançamento, o governador também assinou um termo de compromisso para que 100% dos municípios da região participem da iniciativa, beneficiando cerca de 298 mil pessoas. Inicialmente, os trabalhos serão direcionados à saúde das mulheres e crianças, bem como atenção às pessoas em situação de hipertensão e diabetes. Serão capacitados 3,2 mil profissionais da atenção primária do Estado. O objetivo é que, em um ano, seja iniciado o processo do Saúde em Rede em todas as macrorregiões de Saúde.

Oficina Ortopédica

Além do programa Saúde em Rede, o governador Romeu Zema também participou da inauguração da Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre, que entrará em funcionamento após três anos de questões burocráticas e financeiras. Em 2019, foi iniciado o custeio mensal de R$ 50,6 mil referente à contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com a inclusão deste pagamento na agenda de repasses prioritários.

Lançamento da oficina ortopédica itinerante (Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

 “Tivemos o prazer hoje de deixar entregue aqui um caminhão que vai percorrer toda a região do Vale do Mucuri, Jequitinhonha e, se possível, até outras também, oferecendo serviços para pessoas que possuem próteses e que hoje têm uma dificuldade muito grande para se deslocar e poder colocar essa prótese de modo adequado”, afirmou Zema.  

A Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre de Diamantina é vinculada à Oficina Ortopédica Fixa do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), sendo composta por um caminhão adaptado especialmente para esse fim.

O veículo se deslocará, juntamente com uma equipe mínima de profissionais, para locais sem acesso à Oficina Ortopédica Fixa, que presta assistência à pessoa com deficiência nas modalidades de ostomia, reabilitação física, intelectual, auditiva e visual, sendo responsável pelo atendimento de 52 municípios mineiros, abrangendo a região ampliada de Saúde do Jequitinhonha, bem como as regiões de Curvelo e Guanhães.

A unidade móvel poderá atender também às regiões ampliadas de Saúde do Jequitinhonha, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste e Leste do Sul, chegando a um total de 284 municípios.

Agricultura

Pela manhã, o governador acompanhou, ao lado da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, a visita técnica da FAO/ONU sobre o Sistema Tradicional dos Apanhadores e Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas. A região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, é candidata ao selo concedido pela FAO a comunidades no mundo que possuem Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) importantes. Nesse contexto, o sistema dos apanhadores de flores sempre-vivas, que tem reconhecimento pleiteado pela Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (Codecex), foi selecionado para ser o primeiro candidato brasileiro a receber o selo da FAO.

Encontros

Ainda dentro do “Giro pelo Estado”, o governador se reuniu com prefeitos e empresários da região do Vale do Jequitinhonha para ouvir demandas e falar sobre questões tributárias e burocráticas que atrapalham a vida do empresariado local.

Um dos pontos abordados foi a simplificação que já está sendo feita em Minas Gerais e que, junto com uma Reforma Tributária nacional, facilitará a vida de quem produz e gera empregos. 

“Já estamos caminhando, tanto no Brasil quanto em Minas, para um cenário econômico muito melhor do que o que estávamos. Aquilo que estiver ao alcance do Estado, como o ICMS, nós já estamos simplificando. Ninguém aqui vai ter multas por obrigações acessórias muitas vezes absurdas, como preencher errado, entregar atrasado. Mas isso só vai funcionar com a Reforma Tributária que vai vir para o Brasil todo, porque, por mais que a gente simplifique em Minas, algumas questões dependem da legislação nacional à qual nós somos submetidos”, explicou Zema.



Últimas