Romeu Zema participa da 5ª edição do Cosud, em Florianópolis, e destaca importância da parceria entre os poderes estaduais

Encontro reúne governadores dos sete estados integrantes das regiões Sul e Sudeste para debates e trocas de boas práticas

imagem de destaque
Durante o evento, os representantes dos Executivos estaduais assinaram três termos de cooperação técnica
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, neste sábado (19/10), da quinta edição da reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), encontro que reúne, em Florianópolis, governadores dos sete estados das duas regiões. O tema central é a busca por uma gestão pública digital e mais simples.

Romeu Zema destacou a importância da reunião para a troca de experiência entre os governadores e o aprimoramento das gestões. 

“Pela segunda vez, conseguimos trazer todos os governadores, o que demonstra que o grupo está coeso, atento às oportunidades que essa troca pode trazer. Eu vejo que esse é o momento em que nós, governadores, e os secretários de Estado temos para compartilhar as boas práticas. É uma grande oportunidade de aprender aquilo que os outros fazem de melhor e também transmitir o que já está em um estágio mais avançado. Vejo que o Cosud tem desempenhado muito bem o papel para o qual ele foi concebido, que é exatamente levar o que cada Estado tem de melhor para os demais”, afirmou. 

Zema também ressaltou a importância da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal para reequilibrar as contas de Minas Gerais e de outros estados.

“Do último Cosud pra cá, no caso de Minas Gerais, nós tivemos uma diferença gritante, porque neste mês de outubro encaminhamos à Assembleia Legislativa, da mesma forma que já fizeram outros governadores, a nossa solicitação para aderirmos ao Regime de Recuperação Fiscal. Um Estado na situação de Minas, assim como o Rio Grande do Sul, dificilmente conseguirá equalizar a sua situação financeira sem aderir a esse regime”, disse.

Durante o evento, os representantes dos Executivos estaduais assinaram três termos de cooperação técnica nas áreas de Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente. Os acordos incluem trocas de softwares e tecnologias, ampliação de ações para defesa sanitária animal e estratégias para melhorar a logística e o transporte interestadual. 

“Esses acordos de cooperação são alguns dos resultados concretos dos encontros do Cosud. As boas iniciativas precisam ser replicadas entre os Estados, gerando benefícios diretos para o cidadão”, disse o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.

O evento reuniu ainda 14 grupos de trabalho que promoveram debates e discussões nas áreas de Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Inovação, Ciência e Tecnologia, Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, Logística e Transporte, Saúde Pública, Segurança Pública, Gestão e Planejamento, Administração Penitenciária, Controle e Transparência e Reforma da Previdência. Pela primeira vez, também houve um encontro de trabalho com representantes das secretarias de Comunicação para discutir boas práticas na área.

Participaram do encontro os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES), o diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e o secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga, entre outras autoridades.

Ouça, a seguir, o discurso do governador Romeu Zema durante a 5ª edição do Cosud:

 

Áudio disponibilizado pelo Governo de Santa Catarina/Secom-SC



Últimas