Romeu Zema participa da formatura do Curso de Formação de Oficiais dos Bombeiros

Governador foi o paraninfo da turma, de 55 militares que serão encaminhados para trabalhar em diversas regiões do estado

Aspirantes cumprirão período de seis meses na arregimentação para, logo depois, assumirem pelotões em diversas regiões de Minas

O governador Romeu Zema participou nesta sexta-feira (22/11), na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, da solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2019. Zema foi o paraninfo da turma de 55 militares da turma Invictus, que teve três anos de duração. Os novos oficiais serão escalados para atuar em diversas regiões do estado, após o período de arregimentação.

Zema destacou em seu discurso a importância do trabalho dos bombeiros e seu papel na recuperação do Estado e do país.

“É uma honra muito grande ser governador de Minas neste momento de transformação do nosso Estado, do nosso país. Minas está alinhada com o governo federal. Disciplina e patriotismo são essenciais para termos um país melhor. Nos últimos anos, infelizmente, o que nós assistimos foram grupos interessados em estar à frente do poder por interesses próprios e não em fazer algo para o povo. E nós temos de lembrar: o governo existe para servir o povo e não para privilegiar determinados setores do poder público ou privado”, afirmou.

Romeu Zema também lembrou do trabalho feito por seu governo para melhorar a gestão, dando mais transparência e contra a corrupção. “Há 25 anos nós extinguimos aquela inflação que os mais velhos lembram muito bem – eu inclusive – em que os preços subiam quase que diariamente. Hoje nós sabemos que isso pertence aos livros de história e, temos também, que colocar nos livros de história a corrupção, o Estado que gasta mais do que arrecada, que não paga em dia, que não presta bons serviços. E é para isso que o meu governo tem agido, para melhorarmos, e conto com o apoio dos 55 formandos que terão ainda uma longa carreira pela frente”, finalizou.

Capacitação

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo, lembrou que, após os três anos de curso, os aspirantes cumprirão o período de seis meses na arregimentação para, logo depois, assumirem pelotões em diversas regiões do estado. O comandante também ressaltou o empenho desta gestão em garantir melhores condições de trabalho para a corporação, apesar de todas as dificuldades encontradas.

“Os novos oficiais vão atuar em qualquer ocorrência típica de bombeiro, com o objetivo de pegar ainda mais experiência para irem comandar, dentro de seis meses, os diversos pelotões que nós temos em todo o estado. Agradecemos o apoio do governo desde o início da gestão, tanto nos préstimos diretos nas ações operacionais nas emblemáticas ocorrências de Brumadinho, Moçambique e Amazônia, quanto no respaldo diligente das demandas mais caras da nossa corporação”, disse o coronel Estevo.

Também participaram do evento o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias; o comandante da Academia do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Lucioney Rômulo da Costa; o comandante da 4ª Região Militar de Minas Gerais, general de Divisão Altair Polsin; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz coronel PM James Ferreira dos Santos; o deputado estadual Jean Freire; representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de demais autoridades civis e militares.

Invictus

A inspiração que deu nome à turma teve origem no filme “Invictus”. A obra se baseia na recente história política da África do Sul, quando Nelson Mandela assumiu a presidência em 1994, sabendo o quanto seu país ainda estava dividido pelo racismo.

Dois esportes empolgavam os sul-africanos: o futebol para os negros e pobres, e o rugby, para os brancos e ricos. Mandela decidiu apoiar a seleção nacional de rugby, para que ela se fortalecesse para a Copa do Mundo que aconteceria na própria África do Sul. Uma história de união, irmandade, disciplina e superação de um grupo, em prol da pacificação e unificação de um país.

Foram exatamente estes valores que permearam esses três anos de preparação para o novo desafio que os novos oficiais vão enfrentar.