Romeu Zema participa de encontro anual do Conselho de Ética Pública

Governador destacou importância de uma gestão transparente e que favoreça quem trabalha

imagem de destaque
Governador ressaltou que ética deve ser prioridade na gestão pública
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (4/11), do encontro anual do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset) com Comissões de Ética. Após quatro anos sem conselheiros, o Conset foi retomado neste ano para fazer desde o acompanhamento da evolução patrimonial dos integrantes dos primeiros escalões do governo até a identificação da existência de conflitos de interesse entre as atividades privadas deles e suas funções públicas.

Os sete novos conselheiros, que foram oficialmente apresentados durante o evento, serão responsáveis por coordenar e orientar o funcionamento das comissões de ética dentro de cada órgão e entidade do Estado, além de verificar diretamente a conduta das autoridades da administração. O conselho será presidido pelo vereador Mateus Simões e será composto por Alexandre Antônio Nogueira de Souza, Carolina de Oliveira Castro Baia Antunes, Francisco Gaetani, Lucas Bessoni Coutinho de Magalhães, Patrícia Lage Becker e Sérgio Lúcio dos Santos.

Durante a cerimônia, o governador ressaltou que a ética e a transparência devem ser prioridade na gestão pública e lembrou que a prestação de contas não pode inviabilizar a vida de quem trabalha. “Vim falar hoje sobre um assunto que eu sempre preguei, que é a ética e a transparência. Essas duas palavras são pré-requisito para tudo. A transparência é a melhor ferramenta que existe e é importante deixar claro que as pessoas estão sendo monitoradas para que se mantenham no caminho certo. A prestação de contas no setor público tem que acontecer”, afirmou.

Também participaram do evento o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle; a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud; e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.



Últimas