Romeu Zema visita Fundação João Pinheiro

Governador destaca importância da instituição na inovação, monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas no Estado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema visitou, na manhã desta quarta-feira (18/9), a sede da Fundação João Pinheiro (FJP), na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Zema conheceu a estrutura da instituição, conversou com diretores, pesquisadores, professores e alunos e ressaltou a importância da entidade na formação de profissionais e no desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas para o Estado.

“A Fundação João Pinheiro é considerada uma das melhores escolas de Administração Pública do Brasil. Daqui, saem, todos os anos, pelo menos 40 alunos formados que, geralmente, vão trabalhar no governo e contribuem muito. Estou tendo aqui o prazer de conhecer como a instituição funciona e realmente fiquei impressionado. A Administração Pública é uma carreira que pode fazer muita diferença”, afirmou o governador.

Romeu Zema esteve acompanhado do secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy. A Fundação João Pinheiro, vinculada à secretaria, tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais, como o PIB do estado e municípios, emprego e renda, Lei Robin Hood, Índice de Desenvolvimento Humano Municipas (IDHM), e demais pesquisas de políticas públicas.

O presidente da FJP, Helger Marra Lopes, destacou o trabalho da instituição em ajudar o governo a tomar decisões para a implementação de políticas públicas. Ainda segundo o presidente, um dos desafios da fundação é criar inovações no governo, para que se consiga entregar mais resultados com menos recursos.

“É fundamental a visita do governador aqui porque valoriza o trabalho que a fundação faz, que tem o objetivo de profissionalizar a gestão pública em Minas, no Brasil. Aqui são formados profissionais que, hoje, ocupam cargos importantes no Governo de Minas e contribuem para a entrega de melhores resultados. E é isso que a gente precisa: eficiência da máquina pública”, pontuou.

Escola de Governo

A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho tem por finalidade formar e capacitar recursos humanos para a Administração Pública, prioritariamente para o Estado, visando fortalecer a capacidade gerencial e a implementação de políticas públicas. Cerca de 1,2 mil alunos foram formados nos 27 anos de existência da escola.

Com quatro anos de duração, o curso de Administração Pública tem o objetivo de formar profissionais para ingresso na carreira de Estado de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EEPPGG). Com foco nas áreas de gestão governamental e formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, o curso é gratuito, e os candidatos aprovados recebem bolsa de estudos mensal no valor de um salário mínimo. Além da Escola de Governo, a FJP oferece cursos de mestrado em Administração Pública e demais especializações, capacitações e treinamentos.



Últimas