Romeu Zema visita hospital em Ipatinga e busca modelo de gestão para os hospitais regionais de Minas

O governador também participou de reunião com prefeitos e empresários da região durante mais um “Giro pelo Estado”

Visita ao Hospital Márcio Cunha

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou nesta quinta-feira (23/5), em Ipatinga, no Vale do Aço, o Hospital Márcio Cunha. A unidade é administrada pela Fundação São Francisco Xavier e permite o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

O objetivo da visita foi conhecer mais detalhes sobre o modelo de administração do hospital e buscar soluções para os dez hospitais regionais de Minas que estão com as obras paralisadas desde a gestão passada. A programação faz parte do projeto do governador “Giro pelo Estado”, que visa fortalecer a presença de representantes do governo em todas as regiões mineiras. Além de Ipatinga, Romeu Zema também esteve em Governador Valadares nesta quinta.

“Fiz questão de vir conhecer o hospital que é modelo não só para a região, mas para toda Minas Gerais. É isso que queremos expandir dentro do Estado neste momento tão difícil, onde a área da saúde foi seriamente afetada. Hoje temos em Minas nove hospitais regionais em diferentes estágios de obras, suspensos há alguns anos, e estamos fazendo um chamamento público para tentarmos encontrar soluções para essas unidades”, ressaltou o governador.

“Um dos modelos que enxergamos como mais viável é exatamente esse de fundação, que tem 60% dos leitos destinados ao SUS e, com esses outros 40% a entidade tem a oportunidade de se viabilizar. Se conseguirmos algo que se assemelha a esse hospital, Minas terá outro patamar em atendimento na saúde”, completou Zema em coletiva à imprensa após conhecer a UTI Pediátrica e Neonatal, o Corredor da Urgência Clínica, a Ala Pediátrica do Pronto Socorro e conversar com médicos e pacientes.

A superintendente do hospital, Thatiane Olivier Ticom, explica que a unidade é referência para 1,6 milhão de habitantes da região e que, em 2018, foram realizadas 35 mil internações, sendo 21 mil pelo SUS.  “Somos o 4º hospital em número de internações e o 3º em número de partos, tudo isso pelo SUS”, pontuou.

No último dia 14, a Secretaria de Estado de Saúde publicou edital de Tomada Pública de Subsídios para obter estudos e levantamentos que vão embasar a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e início da operação dos Hospitais Regionais do Estado. O prazo para apresentação dessas propostas termina no próximo dia 29.

Prefeitos e empresários

Após a visita ao hospital, o governador participou de encontro com prefeitos e também teve uma rodada de conversa com empresários da região.

Na sede da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Zema ressaltou ações da sua gestão voltadas aos gestores municipais, entre elas o acordo celebrado junto aos prefeitos para quitar os repasses constitucionais deixados em aberto pela gestão passada.

“Recebemos um Estado falido e a primeira providência foi acertar o repasse para as prefeituras, que era essencial. Os prefeitos sabem que agora podem contar com os recursos que são deles e que o Governo do Estado se apropriou. Estou assumindo a responsabilidade que cabe ao governo e que o antigo governador não assumiu. Os prefeitos hoje sabem que os recursos deles vão chegar”, esclareceu, ao lado do prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha.

Para uma plateia de empresários na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL), Zema reforçou a intenção de gerar empregos e desburocratizar o Estado.

“Ontem (22/5) assinamos na Fiat acordo para investimentos de R$ 8,5 bilhões até 2024 e geração de 9.200 empregos. Meu compromisso é gerar empregos. Nos três primeiros meses deste ano Minas teve resultado positivo no Caged”, completou o governador, que respondeu perguntas sobre combustíveis e incentivos ao Gás Natural Veicular (GNT), obras na região, entre outros temas.

Também participaram do “Giro pelo Estado” o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva; o chefe da Polícia Civil, delegado Wagner Pinto; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo; os secretários de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, e de Segurança Pública, general Mário Araújo; o deputado federal Hercílio Coelho Diniz; o deputado estadual coronel Sandro; além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.