Secretária de Educação e controlador-geral visitam escola que participou do ‘CGE Presente’

Objetivo do projeto é verificar regularidade da aplicação de recursos públicos estaduais

Julia Sant’Anna e Rodrigo Fontenelle conversaram com alunos do 3º ano do ensino médio que farão as provas do Saeb

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, tiveram oportunidade de conhecer mais de perto, na manhã desta terça-feira (5/11), os resultados do projeto “CGE Presente”. Eles visitaram a Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, em Belo Horizonte, uma das dez unidades da rede pública estadual de ensino que foi sorteada para participar da iniciativa.

O “CGE Presente” é um projeto da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), que tem por objetivo verificar a regularidade da aplicação de recursos públicos estaduais nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social de forma a atuar preventivamente. O primeiro ciclo da iniciativa, encerrado em setembro deste ano, teve como tema a alimentação escolar.

Desde o início do projeto, as escolas participantes receberam visitas das equipes da CGE e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que conheceram um pouco do dia a dia das instituições, além das possíveis dificuldades enfrentadas pelos gestores.

“A equipe visitou e esteve presente na escola com o intuito de entender as nossas dificuldades e buscar soluções. Eles conversaram com alunos e servidores. Tudo foi construído gradativamente”, contou o diretor da E.E Padre João de Mattos Almeida, Adimar Fonseca da Silva.

O gestor também destacou as novidades que o projeto trouxe a partir das sugestões apresentadas. “As mudanças ocorreram para melhor. Eles atenderam alguns aspectos que apontamos, por exemplo, a questão do pagamento digital para compras referentes à alimentação. Isso facilitou o nosso trabalho, o cotidiano da escola. Só ajudou”, concluiu.

Crédito: Marco Evangelista/ Imprensa MG

Diante dos resultados, a secretária Julia Sant’Anna ressaltou a importância do trabalho próximo entre CGE e a Educação. “Ficamos muito orgulhosos de ver que o trabalho na escola está muito mais dinâmico com esse apoio da Controladoria. Temos muito interesse em que a CGE esteja sempre presente nas nossas escolas”, afirmou.

Já o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, agradeceu a parceria. “Gostaria muito de agradecer a receptividade à nossa equipe e destacar a relevância desse trabalho preventivo que estamos desenvolvendo. É sempre importante lembrar que a auditoria não é um fim em si mesmo. Ela serve para assessorar as áreas finalísticas do Estado, trabalhando ao lado delas, em parceria, para que elas possam cumprir cada vez melhor seus objetivos”.

Visita

Durante a visita pelas dependências da escola, Julia Sant’Anna e Rodrigo Fontenelle conheceram espaços como biblioteca, sala da supervisão, espaço de convivência dos alunos e algumas iniciativas desenvolvidas pela unidade escolar.

Eles também tiveram a oportunidade de conversar com estudantes do 3º ano do ensino médio que farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nesta quarta-feira (6/11). “É muito importante vocês fazerem essa prova, porque nela irão mostrar o que aprenderam. Isso nos indicará quais aspectos precisamos melhorar. Vocês irão ajudar a pensar a política pública para os próximos anos”, destacou Julia Sant’Anna.

A Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida atende a cerca de mil estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.