Secretaria de Educação firma parceria para valorizar a cultura regional em Uberaba

Cooperação com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu propõe a formação de educadores

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) assinaram, na segunda-feira (19/8), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, termo de cooperação técnica que busca implementar, na educação pública da cidade e região, matrizes curriculares que objetivam o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a valorização da cultura regional.

A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da ABCZ e contou com a presença do secretário de Estado Adjunto de Educação, Edelves Rosa Luna, do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado, da secretária Municipal de Educação de Uberaba, Silvana Elias da Silva Pereira, e do presidente do Museu do Zebu, Jairo Borges Machado Furtado.

A partir do termo de cooperação técnica entre a SEE e a ABCZ, as escolas estaduais de Uberaba poderão trabalhar, de forma transversal, componentes que permitam valorizar a história e a trajetória do gado zebu no país e no mundo, bem como a sua relevância para a construção de Uberaba e outros municípios da região. Além disso, o termo prevê a cooperação mútua entre a SEE e a ABCZ para ações integradas e articuladas, principalmente com foco na formação continuada de educadores para fortalecer e concretizar a transversalidade do tema em diversas áreas do conhecimento.

Edelves Rosa Luna destacou a importância dos educadores na valorização da cultura da região. “Vocês têm a responsabilidade de retransmitirem, dentro das escolas, a importância desta parceria. Sem o educador nós não conseguimos alcançar o estudante, e é para o estudante que trabalhamos. Que ele conheça a realidade em que vive de forma aprofundada e possa, por meio dos professores e gestores, ter de fato um conhecimento sobre a importância e os impactos da história do setor em Uberaba e em todo o estado”, afirmou.

Arnaldo de Souza Machado ressaltou a importância da parceria, que contribuirá para que mais pessoas conheçam e valorizem o setor. “O zebu é o pilar da pecuária nacional. Contribui para a balança comercial, gera empregos e renda no campo e na cidade, além de movimentar e evidenciar o Brasil mundo afora. Tudo isso deve ser amplamente conhecido e reconhecido por toda a população”, enfatizou o presidente da ABCZ.

Formação de educadores

A primeira iniciativa desta parceria será realizada ainda neste segundo semestre de 2019. A SEE vai realizar seminário presencial em Uberaba para que os educadores da rede estadual tenham acesso ao material produzido pela ABCZ e pelo Museu do Zebu e aprofundem conhecimentos e transmitam as informações às escolas.

Além disso, a SEE vai disponibilizar o conteúdo na plataforma de Ensino a Distância (EAD), da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Servidores, para que os professores tenham acesso e possam reproduzir em várias regiões mineiras o conteúdo sobre o tema.

“Ver a nossa história ser incluída no dia a dia da escola é uma grande conquista para o agronegócio brasileiro que passa a ter mais destaque em um lugar onde pulsa o nosso futuro: a escola”, afirmou o presidente do Museu do Zebu.

A diretora da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, no município de Pirajuba (Triângulo Mineiro), Sandra Rocha, ficou satisfeita com a parceria e acredita que será de grande valia para os estudantes. “A maioria dos meus alunos é de zona rural e tanto eles quanto suas famílias estão completamente inseridos na cultura zebu. Porém, muitas vezes, sem ter o conhecimento sobre a importância disto nos diversos cenários da região. Com essa formação de educadores, já imagino nossos professores mais preparados para transmitir todo esse conhecimento aos estudantes e fazê-los sentir protagonistas e parte desta realidade”, disse a diretora.