Sede e Sebrae Minas promovem a 6ª Semana do Artesão Mineiro 

Programação do evento será realizada de 27 a 31/3, na capital mineira e em cidades do interior do estado 

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Sebrae Minas, realizam a 6ª Semana do Artesão Mineiro, de 27 a 31/3, em Belo Horizonte e no interior do estado. Esta é uma forma de ampliar a visibilidade sobre o artesanato mineiro e também em comemoração ao dia do artesão (19/3). A iniciativa tem o objetivo de valorizar o artesanato produzido no estado e capacitar os profissionais para que ampliem as oportunidades de negócios.  

Acervo Sebrae Minas

Em Belo Horizonte, na sede do Sebrae Minas, será realizada a oficina "Design para artesanato: como estimular meu processo criativo”, dia 27/3, às 14h. No Palácio das Artes, serão promovidas as oficinas “Técnica em filigrana em papel”, no dia 29/3, às 13h, e “Mosaico: transformando fragmentos em arte”, no dia 31/3, às 13h.  

Já no Centro de Arte Popular, de 30/3 a 30/4, haverá a exposição “Joias da Mineiridade”, que vai apresentar o trabalho de 24 artesãos, associações e cooperativas de Minas Gerais, vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que reconhece as 100 melhores unidades produtivas do Brasil.  

Os artesãos mineiros que estarão participando da exposição são das cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Ponto dos Volantes, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina. Na última edição da premiação, Minas Gerais foi o estado com maior número de premiados do país.  

“A cada ano, o artesanato mineiro tem se destacado em premiações, eventos e feiras do setor. Além de carregar a beleza e a riqueza de detalhes, as peças retratam a história, a tradição e a cultura de uma região. Diante desses diferenciais, o Sebrae Minas tem trabalhado para evidenciar e valorizar cada vez mais a origem e identidade das peças, dando notoriedade a identidade das regiões produtoras de artesanato no mercado. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos artesãos, gerando um círculo virtuoso no desenvolvimento e na economia dos territórios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.   

Ainda durante a inauguração da exposição “Joias da Mineiridade”, também será assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Sebrae Minas e a Sede. O objetivo da parceria é promover e implementar ações para valorizar e fortalecer o artesanato mineiro.  

Interior  

Em Frutal, no Triângulo Mineiro, haverá um mutirão de cadastramento da Carteira Nacional do Artesão, no dia 27/3, às 9h, na Agência de Atendimento do Sebrae Minas da cidade. O documento regulamenta a profissão e reconhece o trabalho dos artesãos e trabalhadores manuais, garantindo vários benefícios, entre eles: a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, o acesso a incentivos fiscais e a facilitação ao microcrédito. Além disso, por meio da carteira é possível coletar informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento ao setor.

Em Itabirito, região Central do estado, os artesãos da cidade também terão a oportunidade de expor a coleção “Risca Vermelho”, desenvolvida durante o Programa Design para Artesanato, do Sebrae Minas, na Casa de Cultura Maestro Dunga, às 19h, no dia 28/3.  

Já no Sul de Minas, haverá o workshop “Pintura de agulha: pontos básicos para iniciantes em bordados”, no dia 30/3, às 8h, no Teatro Municipal Christiane Riera, em Itajubá.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, reforça que o avanço socioeconômico proporcionado por iniciativas como a 6ª Semana do Artesão Mineiro, é fundamental para alavancar as oportunidades geradas para estes profissionais em todas as partes do estado. Ele ainda destaca a importância da interiorização das oportunidades para a geração de negócios e renda nos municípios.

“O Governo de Minas entende como fundamental o impulsionamento das atividades artesanais, principalmente no interior do estado, como forma de enaltecer a nossa história, cultura e identidade, bem como, criar mais empregos e aumentar a renda do cidadão mineiro”, explica Passalio. 

A 6ª Semana do Artesão Mineiro tem apoio da Sala Mineira do Empreendedor, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, Centro de Artesanato Mineiro, Federação do Artesão Mineiro, e  das prefeituras de Frutal, Itabirito e Itajubá.  

Há também a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Centro de Arte Popular e  do Palácio das Artes, da Fundação Clóvis Salgado.   O patrocínio é da Cemig. 

A programação pode ser vista neste link.

 



Últimas