Segurança Pública firma parceria para produção de absorventes e aventais hospitalares em Uberlândia

Peças serão confeccionadas por custodiados da Penitenciária Professor Pimenta da Veiga 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) e a Prefeitura de Uberlândia assinaram, nesta sexta-feira (26/5), termo de parceria para a produção de absorventes reutilizáveis e aventais hospitalares.  

Os absorventes serão produzidos por dez detentas e destinados às mulheres privadas de liberdade e à população em situação de vulnerabilidade social do município. Já os aventais hospitalares, também confeccionados na penitenciária, serão entregues ao Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, além de Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).  

As detentas que confeccionarão os absorventes receberam treinamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Uberlândia, e começam a trabalhar na próxima semana. Elas têm direito à remição de pena, ou seja, um dia a menos no cumprimento da pena para cada três dias trabalhados. A atividade é realizada por meio de termo de voluntariado, que foi assinado por todas. 

Presente no evento de assinatura da parceria, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância de se investir no trabalho de custodiados. "Na minha concepção, só se consegue trazer o preso de volta à comunidade através do tripé: trabalho, educação e espiritualidade. Reunindo essas três características, a possibilidade de ressocialização é muito grande, e a maioria dos presos espera por essa oportunidade", observou. O secretário ainda ressaltou que, por meio da parceria com a Prefeitura de Uberlândia, o Governo de Minas tem a oportunidade de ser um exemplo para o país.

Frentes de trabalho

O maquinário necessário para a produção de absorventes já está instalado na penitenciária. São dez máquinas de costura industrial reta, uma overlock, uma de corte e um ferro industrial. Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Uberlândia, e os insumos para a produção dos itens são fornecidos pelo Poder Executivo Municipal. 
 
A produção de aventais hospitalares, por sua vez, teve início no dia 24/5, com a mão de obra de dez presos. A matéria-prima e o maquinário são viabilizados pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Segurança Integrada e Saúde. De início, os insumos e mão de obra devem resultar em mais de 2,5 mil produtos. 

Ampliação 
 
Próxima etapa da parceria entre a Sejusp e a Prefeitura de Uberlândia já foi anunciada. Além da produção de absorventes reutilizáveis e aventais hospitalares, será implantada uma fábrica de fraldas descartáveis geriátricas e infantis. Os produtos também serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade. 

Produção de lençóis hospitalares também faz parte da parceria com a prefeitura, com início em abril de 2022. Atualmente, trabalham quatro presos nessa parceria, mas a estimativa é chegar a dez. Eles produzem cerca de 60 peças por semana. 
 



Últimas