Seleção de residentes da Fhemig será feita em nível federal

Fundação adere ao Exame Nacional de Residências (Enare), criado pela União. Inscrições começam nesta quarta-feira (20/10)

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é uma das 81 instituições que aderiram ao Exame Nacional de Residências (Enare), criado recentemente pelo governo federal. O processo seletivo de 2021 será organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

As inscrições serão abertas aos candidatos às residências médicas e multiprofissionais no dia 20/10. A inscrição no processo pode ser feita, até 8/11/2021, neste link, onde também estão detalhadas as informações dos editais.

Residência médica na Fhemig

A Fhemig é uma das principais formadoras de profissionais do país, contribuindo para a qualificação da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, para atender às necessidades da população brasileira.

A formação dos residentes segue as normas do Ministério da Educação. Durante o programa, esses profissionais atuam sob a orientação de preceptores de elevada qualificação ética e técnica, em diversos campos de prática que fornecem oportunidade de aprendizado, dada a diversidade e a complexidade do atendimento assistencial prestado nas unidades da Fundação.

Atualmente, a Fundação oferece 56 programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 21 especialidades e 18 áreas de atuação, além de 1 ano adicional em Ortopedia e Traumatologia, distribuídas por 13 unidades assistenciais, na capital e no interior do estado. Já na Residência Multiprofissional, são, ao todo, 6 programas em 4 áreas diferentes de atuação.

Enare

Serão oferecidas 3,2 mil vagas esse ano pelo Enare, em todo o país. O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.



Últimas