Seminário leva Educação no Trânsito para estudantes mineiros

Evento na capital reuniu jovens do ensino médio para discutir a temática, em uma prévia da Semana Nacional de Trânsito

  • ícone de compartilhamento

Temas relativos ao trânsito e que estão presentes no dia a dia dos jovens foram debatidos, na terça-feira (17/9), no auditório do Detran-MG, em Belo Horizonte. A ação contou com a participação de 40 alunos da Escola Estadual Silviano Brandão. O seminário sobre Segurança no Trânsito foi uma prévia da Semana Nacional do Trânsito, que começa nesta quarta-feira (18/9) e vai até o dia 25. Cinco especialistas das forças de Segurança Pública, que trabalham com o tema, palestraram para os adolescentes com idades entre 16 a 18 anos.
 

Crédito: Dirceu Aurélio

Entre os assuntos escolhidos, que se encaixam na rotina dos alunos, estiveram temas como perigos da linha com cerol, patinetes e bicicletas elétricas. O evento foi feito em parceria entre a Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Detran-MG.

Para a coordenadora de Política de Segurança no Trânsito da Sejusp, Christianne Marcolino, o seminário teve como propósito conscientizar os jovens para que sejam futuros bons motoristas e que também possam ser multiplicadores do conhecimento adquirido. “Queremos mostrar que eles são parte do trânsito, por serem pedestres, e a prevenção é o caminho para termos um trânsito seguro para todos”.

Os palestrantes foram cedidos pela Polícia Civil (PCMG), Guarda Municipal de Belo Horizonte, Batalhões de Polícia de Trânsito e de Polícia Militar Rodoviária da PMMG e Corpo de Bombeiros (CBMMG).

Amanda de Menezes Curty é delegada e coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG. Para ela, ter falado para os jovens desta faixa etária representa uma das formas de prevenir futuros acidentes. Segundo ela, os estudantes, que chegaram como pedestres, amanhã serão condutores.

“A maioria dos acidentes de trânsito envolve jovens adultos de 18 a 34 anos, geralmente do sexo masculino e motociclistas. Temos nos esforçado ao máximo para levar temas de educação no trânsito para este público. Esta é uma oportunidade muito relevante para nós. Quanto mais falamos de trânsito, melhor”, afirma Amanda.

Bernardo Henrique, de 16 anos, gostou da palestra sobre linhas com cerol. “Achei importante demais saber mais sobre os riscos. Na minha comunidade, muitos garotos soltam papagaios e usam cerol e linha chilena. Todos deveriam saber sobre os acidentes graves que o cerol pode causar. Também fiquei surpreso com os números apresentados sobre acidentes. Precisamos ser conscientes de que fazemos parte do trânsito para evitar ainda mais problemas nas vias”, observa.

Semana Nacional

No período de 18 a 25 de setembro, serão promovidas, em todo o país, ações que mobilizam a sociedade e contribuem para a conscientização do motorista e do pedestre para melhorar as estatísticas de acidentes e mortes decorrentes do trânsito.

Este ano, o tema da Semana Nacional é “No trânsito, o sentido é a vida”. Em Minas Gerais, várias ações serão realizadas no período, com objetivo de envolver toda a sociedade e propiciar uma reflexão sobre mobilidade urbana e trânsito seguro para todos. Workshops, outros seminários, blitzen repressiva e educativa estão entre as atividades que serão desenvolvidas em Belo Horizonte.



Últimas