Servidores recebem capacitação para gestão de recursos federais

Curso prático, que garante repasses e agiliza processos, envolveu profissionais de diversas instituições

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) acaba de capacitar grupo de profissionais no curso prático Plataforma +Brasil. Mais de 100 servidores estaduais de 17 instituições receberam treinamento para operacionalização dos principais processos referentes à captação, execução e prestação de contas de transferências de recursos federais no sistema utilizado pela União (Plataforma +Brasil).
 
Esta foi a segunda turma a participar do curso neste ano, voltado para servidores que atuam na execução de convênios em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo de Minas Gerais. Em outubro, uma terceira turma será capacitada, também para mais de 100 participantes inscritos.

Para a diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada da Seplag, Caroliny Miranda, a capacitação dos usuários da Plataforma +Brasil assegura o engajamento das equipes dos órgãos e entidades no contexto da captação e da execução de recursos com origem em transferências da União.

“Em um cenário fiscal de grande escassez de recursos financeiros, a atração de investimentos e a captação de recursos financeiros apresenta-se como alternativa eficaz para o atendimento das demandas da população mineira e para o aumento e manutenção das políticas públicas vigentes”, ressalta a diretora.

Educação a distância
 
O curso prático foi desenvolvido por servidores da Diretoria Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE), da Seplag, que concluíram a trilha de ensino de multiplicação da Rede +Brasil, oferecida pelo Ministério da Economia. 
 
A Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD) da secretaria é parceira na iniciativa, com a disponibilização do conteúdo na modalidade de educação a distância (EAD) para os servidores participantes.

“O curso é realizado virtualmente e o conteúdo programático é trabalhado, principalmente, no ambiente de treinamento da Plataforma +Brasil, para que os participantes simulem a operacionalização dos principais processos referentes à execução de convênios de entrada, com o apoio de videoaulas, manual de treinamento, conteúdo teórico e tutoria da Seplag”, destaca Caroliny Miranda.
 
Plataforma +Brasil
 
A Plataforma +Brasil é o Portal de Convênios do governo federal, por meio do qual é operacionalizada a gestão de instrumentos de transferência voluntária da União. De acordo com a DCGCE, a utilização da ferramenta promove agilidade na efetivação dos contratos, transparência no repasse do dinheiro público e qualificação na gestão financeira.



Últimas