Sistema de Inteligência de Segurança Pública ganha reforço institucional

Comitê responsável pelo planejamento e execução de ações integradas no estado agora tem participação do TJMG

O Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp-MG) passa a contar com o reforço da Agência de Inteligência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (29/7) e fortalece o trabalho do comitê responsável pelo planejamento e execução de ações de inteligência no estado.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, Minas Gerais vive um momento ímpar, em que as forças integradas às instituições de Justiça servem de exemplo para o país na luta contra o crime organizado. "Com a integração que tem acontecido em nosso estado, a segurança pública mineira dá um salto em qualidade. Estamos, mais uma vez, na vanguarda nacional e contamos com um governador que nos auxilia nesse pensamento", afirma.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, agradeceu a oportunidade de integração. "Os poderes e as instituições civis e militares devem procurar por essa harmonia, por que, em verdade, temos o mesmo objetivo, o mesmo escopo, que é o bem comum, para o qual nós todos trabalhamos", ressalta.

O acordo foi assinado pelo titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pelos comandos das forças de segurança mineiras: o comandante-geral da Polícia Militar (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o chefe da Polícia Civil (PCMG), delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), coronel Edgard Estevo da Silva.

Seisp-MG

Instituído em dezembro de 2019, por meio do Decreto nº 47.797, o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais tem a função de coordenar e integrar as atividades de inteligência das instituições que o compõem. Assume também a função de subsidiar a tomada de decisões em políticas públicas de segurança. Integradas, as agências de inteligência desenvolvem, ainda, estudos a respeito de temas de interesse do Estado e da sociedade.

Coordenado pela Superintendência de Inteligência e Integração da Informação da Sejusp, o Seisp-MG integra, em nível federal, o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (Sisp).