Sistema prisional entrega novas instalações do Núcleo de Assistência às Famílias

NAF funciona dentro de Unidade de Atendimento Integrado, com previsão de receber cerca de 300 familiares de detentos

Novas instalações do Núcleo de Assistência às Famílias (NAF) de Pouso Alegre, no Sul de Minas

Começaram a funcionar, na quinta-feira (16/5), as novas instalações do Núcleo de Assistência às Famílias (NAF) de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Como em outros municípios, o NAF está implantado dentro de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O NAF de Pouso Alegre vai receber parentes de pessoas detidas no presídio da cidade e no de Santa Rita do Sapucaí. Ele é um dos 25 núcleos distribuídos por todo o estado, que sempre são dispostos em locais estrategicamente escolhidos, de modo a facilitar o acesso dos familiares. A equipe responsável pelos atendimentos no novo NAF espera receber semanalmente cerca de 300 pessoas.

A diretora de assistência à família, Judsônia Pereira dos Santos Curte, da Subsecretaria de Humanização do Atendimento, explica que o novo local representa um avanço para os familiares dos detentos, pois em um único lugar o cidadão poderá ter acesso aos serviços do NAF e a todos da Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

“É um ponto central da cidade, de fácil acesso, e próximo da rodoviária. Os parentes e cônjuges de detentos precisam se sentir acolhidos, principalmente pela dificuldade de acesso à maioria das unidades prisionais”, destaca a diretora.

Os profissionais do NAF prestam atendimento a familiares de detentos que cumprem pena ou aguardam julgamento em unidades prisionais da Secretaria de Estado de Administração Prisional. Os cidadãos podem solicitar orientações e apresentar denúncias, reclamações e pedidos relacionados a trabalho, ensino e saúde. Cabe ao NAF encaminhar as demandas para as unidades prisionais ou para setores da Seap.

Serviço:

Núcleo de Assistência às Famílias (NAF) de Pouso Alegre