Sistema Socioeducativo tem programação na Semana Estadual das Juventudes

Unidades do estado vão oferecer atividades especiais nas áreas de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Semana Estadual das Juventudes será comemorada nas 36 unidades socioeducativas de Minas Gerais, até o próximo dia 18 de agosto. Ao longo de toda a semana, serão mais de 200 atividades, incluindo palestras, filmes seguidos de debates, mostra de profissões, passeios culturais, oficinas de saúde, música, dança e grafite. Os principais objetivos são debater os direitos da igualdade de gênero, propor medidas de enfrentamento aos índices de criminalidade violenta e discutir temas relacionados à juventude.

O evento foi aberto oficialmente na segunda-feira (12/8), no Centro Socioeducativo São Jerônimo, no bairro Horto, em Belo Horizonte. Na ocasião, o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Bernardo Naves, deixou sua mensagem para as jovens adolescentes. “Espero que consigam aproveitar todas as atividades oferecidas e que elas marquem o início de um novo tempo para todas vocês”, destacou.

Para Jucileide dos Santos*, de 16 anos, que cumpre medida socioeducativa na unidade, a Semana das Juventudes pode representar “uma possibilidade de voltar a sonhar”. A jovem quer participar das atividades voltadas para o ingresso no mercado de trabalho, mas também está muito animada com o “Rolê de Bike”, programado para a próxima sexta-feira (16/8), na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte.

Segundo a diretora-geral do São Jerônimo, Érika Vinhal, a maior expectativa está na preparação dos jovens para o mundo do trabalho, especialmente o empreendedorismo. “Vamos propiciar, ainda, debates sobre o empoderamento da mulher e a diversidade de gênero”, destaca.

O subsecretário Bernardo Naves também enfatizou, na abertura, a importância dos servidores do Sistema Socioeducativo no planejamento e viabilização das atividades e o papel das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE) nas atividades. Ele ressaltou, ainda, as parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Junior Achievement (uma organização internacional sem fins lucrativos) e as prefeituras do interior do estado.

Também estiveram presentes na solenidade o superintendente de Atendimento ao Adolescente, Guilherme Oliveira; o diretor de Formação Profissional, Cultura e Esporte, Cláudio Tourinho; a supervisora da Escola Estadual Jovem Protagonista, Vânia Lúcia Barra Venício.

Prevenção

A Semana Estadual das Juventudes será comemorada também pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), por meio do programa Fica Vivo!, com projetos desenvolvidos nas diferentes oficinas oferecidas pelo programa. A perspectiva é que participem cerca de 10 mil jovens em todo o estado, em apresentações culturais, artísticas e discussões temáticas sobre os eixos previstos pelo Conselho Estadual da Juventude no que diz respeito ao direito à vida, o acesso a direitos fundamentais, à cidadania e à participação social.

* O nome é fictício para preservar a identidade da adolescente, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)



Últimas