Time feminino de escola estadual participa de seletiva de futebol

Competição vai selecionar representantes para próxima edição do Mundial Escolar, que será disputado na Sérvia, em abril

  • ícone de compartilhamento

Chuteira e uniforme na mala e, no coração, muita ansiedade. É assim que está a estudante do 2º ano do ensino médio, Laís Leandra da Silva. Aluna da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, no município de Passos, Laís e sua equipe vão participar da seletiva nacional que vai definir os representantes do Brasil na próxima edição do Mundial Escolar de Futebol. A seletiva feminina será na cidade de Maceió/AL, entre os dias 21 e 28 de fevereiro, e contará com a participação de equipes de todo o país.

Laís é goleira e conta como está a preparação para a competição. “Estamos muito ansiosas e treinando firme no campo, intensificando o físico. Treinamos de segunda a sábado”, conta a estudante.  Na competição, Minas Gerais está na chave B, junto com Sergipe e Amapá.

Crédito: Arquivo pessoal

Na modalidade futebol de campo, esta será a primeira competição que as estudantes participam. Elas têm tradição em Futsal. “Começamos a treinar em campo no ano passado. Quando vi que A Feemg abriu a seletiva em Minas, fiz nossa inscrição. Tivemos um jogo contra outra equipe e ganhamos. Nossa tradição é no Futsal, em 2016 fomos campeões mundiais na modalidade”, conta o professor de Educação Física e treinador, Vicente de Paulo Campeiz.

Mesmo com a pouca experiência no futebol de campo, a expectativa para a competição é grande. “Sabemos das dificuldades, porque vamos encontrar equipes mais acostumadas com o campo, mas mesmo assim a expectativa é muito boa. Pretendemos ter uma boa participação e representar bem Minas Gerais. O nosso objetivo é ficar entre as quatro”, conclui.

A competição

O Campeonato Brasileiro será realizado em duas capitais do país simultaneamente: Maceió, que realizará a etapa feminina, e Aracaju, a masculina. Mas, antes de disputarem a vaga para o mundial, as equipes precisam fazer o seu papel dentro de casa, ganhando as seletivas estaduais promovidas pelas federações escolares filiadas.

A competição reúne atletas escolares de todo o país para a seletiva que definirá os representantes do Brasil na próxima edição do Mundial Escolar de Futebol. Promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), o Mundial será realizado entre 6 e 14 de abril, em Belgrado, na Sérvia.



Últimas