Transforma Minas abre mais 4 novas vagas em posições estratégicas do Governo de Minas

Seleção dos candidatos a posições de subsecretário da Seplag é aberta a profissionais dos setores público e privado e terceiro setor

imagem de destaque
Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site transformaminas.mg.gov.br
  • ícone de compartilhamento

O programa “Transforma Minas” disponibiliza mais quatro novas vagas em posições estratégicas do Governo de Minas Gerais. A partir de hoje (5/4), serão aceitas inscrições para quatro Subsecretarias de Estado, todas vinculadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O processo seletivo é aberto a funcionários públicos, profissionais da iniciativa privada ou de organizações não governamentais que preencherem os pré-requisitos e as competências exigidas em cada função, além de terem perfil para o serviço público.

As vagas abertas são: subsecretário de Gestão e Apoio às Políticas Públicas; subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação; subsecretário de Gestão Logística; e subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto. Os candidatos vão passar por um processo de avaliação por competências, inédito na administração pública brasileira.

"Um dos compromissos prioritários do nosso governo é mudar a gestão do Estado, e isso se faz com profissionais de experiência comprovada em suas áreas de atuação, desempenhando funções de alta relevância na administração”, diz o governador Romeu Zema.

“Essa forma de avaliar e selecionar pessoas para cargos de alta responsabilidade é uma nova cultura que estamos implantando na gestão pública mineira e que, certamente, tornará o Estado mais eficiente, mais capacitado a atender melhor a população”, avalia o governador.

O “Transforma Minas - Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência” já disponibilizou nove posições estratégicas do governo e deu início à certificação ocupacional dos candidatos às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), totalizando 56 cargos e mais de 500 mil acessos ao site. 

Os candidatos são avaliados em um processo seletivo objetivo e transparente, por meio de etapas como análise curricular, teste de perfil e entrevistas com especialistas, entre outras. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site transformaminas.mg.gov.br.

O secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, destaca que o Transforma Minas tem o objetivo de mudar a cultura de gestão de pessoas no governo. “O programa vai selecionar lideranças para várias áreas do governo e, com isso, vamos irradiar essa forma mais criteriosa de escolha dos gestores públicos”, afirma. 

Levy enfatiza que o projeto não exigirá a criação de novos cargos na administração e não envolve nenhum tipo de despesa extra para o orçamento do Estado. “É importante que as pessoas saibam que essa iniciativa será permanente em nossa gestão e que esses profissionais serão cobrados por resultados. Essa é uma política pública de Estado que criamos”.

Sobre o Transforma Minas

Lançado em 8 de março deste ano, o “Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências” é um inovador programa de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para posições da alta administração pública, inspirado em bem-sucedidos modelos e práticas internacionais de gestão de pessoas no setor público.

Ao longo de 2019, o Governo de Minas prevê selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento na administração direta, envolvendo tanto cargos estratégicos quanto vagas regionais, em diversas áreas da gestão pública, como saúde, assistência social e meio ambiente.



Últimas