UAIs ampliam atendimento na capital e no interior

Unidades Barreiro, Venda Nova e Uberaba foram reabertas nesta segunda-feira (1/6)

Foram reabertas, nesta segunda-feira (1/6) as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Barreiro e Venda Nova, em Belo Horizonte, e Uberaba, no Triângulo Mineiro, que permaneciam fechadas em razão da pandemia. Com isso, o número de UAIs em funcionamento em todo o estado foi ampliado para 30. O atendimento nas três unidades foi retomado após a publicação de decretos municipais que restabelecem o serviço.

Das 31 UAIs do estado, permanece fechada apenas a de Contagem. Na capital, os serviços já estavam disponíveis para a população na unidade Praça Sete, que retomou o atendimento em 23/4.

Os serviços nas UAIs estão sendo realizados após agendamento no Portal MG, para garantir o controle do fluxo de pessoas dentro das unidades e evitar aglomerações, seguindo todos os protocolos de segurança. Os cidadãos devem comparecer às UAIs somente no horário marcado, utilizando máscara e mantendo o distanciamento indicado. Caso não consiga ir até o local, é necessário cancelar o agendamento.

“Cerca de 25% das pessoas agendam e deixam de comparecer, o que prejudica o atendimento de quem realmente precisa do serviço. Além disso, as equipes e o espaço das unidades estão sendo dimensionados de acordo com o volume de agendamentos. Quando não comparecem, o fluxo fica prejudicado”,  explica a diretora Central de Atendimento, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Christiane Bolda Lazzarotti.

Os serviços oferecidos nas UAIs estão sendo ampliados gradativamente. No momento, está disponível em todas as unidades a entrega de Carteiras de Identidade emitidas antes da pandemia, de Carteira Nacional de Trânsito (CHN) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) devolvidos pelos Correios após três tentativas de entrega ao destinatário. Em algumas UAIs, a emissão de carteira de identidade e o requerimento ao Seguro Desemprego já estão sendo realizados.

Mais informações sobre o funcionamento das UAIs e os serviços oferecidos em cada unidade estão disponíveis neste link.