Minas por Região
Educação

09h29min - 25 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 18h11min - 30 de Junho de 2013

Cerca de 300 mil alunos do ensino médio farão avaliação diagnóstica da aprendizagem

Estudantes do primeiro ano serão avaliados nas diversas áreas dos Conteúdos Básicos Comuns até o dia 5 de abril

Divulgação/SEE
Os mais de 300 mil estudantes serão avaliados em nove Conteúdos Básicos Comuns
Os mais de 300 mil estudantes serão avaliados em nove Conteúdos Básicos Comuns

Tem início a partir do dia 1º de março de 2013 a aplicação da Avaliação Diagnóstica do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). As provas serão aplicadas a mais de 300 mil alunos do primeiro ano do ensino médio da rede estadual e tem o objetivo mostrar ao professor os conhecimentos que o aluno possui sobre o conteúdo a ser trabalhado. As avaliações do PAAE poderão ser aplicadas até o dia 5 de abril.

Os estudantes serão avaliados em nove Conteúdos Básicos Comuns: Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, História, Geografia, Biologia, Física e Química e Arte.  As provas são de múltipla escolha e o número de questões para cada disciplina varia de 9 a 20 itens, de acordo com os tópicos dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) para cada disciplina. Os CBCs representam os temas a serem trabalhados com os alunos, em cada nível de escolaridade, durante o ano letivo.

Com o período de um mês para a aplicação das provas, a logística será definida pela direção da escola, junto aos professores. Os testes deverão ser aplicados pelo próprio professor da disciplina, no horário de sua aula. No caso dos exames impressos, as respostas dos estudantes serão lançadas na página do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). Quando toda a escola lançar os dados, ela terá o resultado do desempenho dos estudantes.

Das mais de 2,2 mil escolas estaduais que ofertam o ensino médio, 288 aplicarão as provas aos alunos do 1º ano de forma on-line, nos laboratórios de informática. Em abril, a Avaliação Diagnóstica do PAAE será aplicada aos estudantes do 6º ano 9º ano do ensino fundamental. Eles serão avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

Banco de itens

As provas do Programa de Avaliação da aprendizagem Escolar são produzidas a partir de um banco de itens composto por, aproximadamente, 70 mil questões referentes aos Conteúdos Básicos Comuns estudados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Até o mês de maio, esse banco receberá um acréscimo de, aproximadamente, 10 mil itens.  

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Também fazem parte deste sistema o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). O Simave é coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Mapa do site

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato