Minas por Região
Segurança / Defesa Social

17h15min - 29 de Junho de 2012 Atualizado em 16h22min - 30 de Junho de 2013

Defesa Social, Educação e Assembleia Legislativa lançam Concurso Viva Feliz sem Drogas

O concurso é realizado anualmente e, em 2012, tem como tema “Mais perto dos livros, mais longe das drogas”

Divulgação/Seds
Concurso foi lançado no encerramento da Semana Estadual de Prevenção às Drogas
Concurso foi lançado no encerramento da Semana Estadual de Prevenção às Drogas

O XIV Concurso Estadual de Redação, Frases e Desenhos: Viva Feliz sem Drogas foi lançado, na manhã desta sexta-feira (29), durante o encerramento da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Destinado a alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, o concurso é uma parceria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O convênio de parceria que institui o concurso foi assinado por representantes dos três órgãos durante o “Ato contra o crack e outras drogas”, realizado na Praça da Assembleia. A ação reuniu cerca de 4 mil alunos de instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em uma mobilização pela vida.

Durante o evento, o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, chamou os estudantes para participarem do concurso e destacou a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo. “Juntos estamos somando esforços na luta contra as drogas. É fundamental planejar investimentos e estratégias de prevenção, articulação, capacitação, repressão e assistência a usuários”. A secretária-adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires, ressaltou que é muito importante a participação de todas as escolas na ação.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro, a instituição comprou a luta contra as drogas. “A Assembleia está de mãos dadas com a juventude para vencer o drama do crack, resgatar quem entrou por esse caminho e construir a paz”. O deputado estadual Paulo Lamac, presidente da Comissão Especial de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, completou: “a droga existe e está perto de casa e perto da escola. Precisamos conscientizar os jovens de que não vale a pena experimentar esse mal. Vamos defender a vida”.

Após acompanhar a assinatura do convênio, os alunos presentes no evento assistiram ao show do cantor e compositor mineiro Wilson Sideral.

O concurso

O Concurso Estadual de Redação, Frases e Desenhos: Viva Feliz sem Drogas é realizado anualmente e, em 2012, tem como tema “Mais perto dos livros, mais longe das drogas”. Baseados nessa temática e na ideia de superação das drogas, os alunos podem concorrer em cinco modalidades diferentes: desenho, desenho com frase, frase, redação e grafitismo. Além de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares, também podem participar do concurso alunos da Educação de Jovens e Adultos, adolescentes e jovens participantes dos Centros de Prevenção à Criminalidade e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O edital será publicado no site www.omid.mg.gov.br nos próximos dias e a previsão é que o resultado final seja divulgado em novembro. Ao todo, são mais de 50 prêmios, incluindo TVs, notebooks, filmadoras, câmeras fotográficas e vídeo games. Além dos próprios alunos, serão premiados ainda o professor e a escola dos estudantes vencedores. 

Mapa do site

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0832 / 3915-0833

Telefones de Contato