Minas por Região

12h46min - 16 de Janeiro de 2014 Atualizado em 12h47min

Governo de Minas investe mais R$ 2 milhões em novos leitos de UTI em São Lourenço

Novos leitos irão beneficiar uma população de aproximadamente 280 mil pessoas, dos 24 municípios da região

Henrique Chendes/SES-MG
Ao todo, são três leitos pediátricos e sete neonatais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) entregou, nesta quinta-feira (16), 10 novos leitos de UTI no hospital de São Lourenço, sendo três leitos pediátricos e sete leitos neonatais. Foram investidos pelo Governo de Minas, em convênio com o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço, o valor de R$ 2.143.895,05 milhões, sendo que R$1.047.850,85 foram destinados à obra e R$1.096.044,20 à compra de equipamentos.

Com o investimento da SES/MG na ampliação do número de leitos de UTI, neonatais e pediátricos, o Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço, além de melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado, ainda beneficiará a uma população de aproximadamente 280 mil pessoas, dos 24 municípios que integram a Microrregião de Saúde de São Lourenço e Caxambu.

“Esta iniciativa é de extrema importância numa região carente de leitos de UTI e que atende a municípios do entorno e mesmo de todo o estado. Agora temos dez leitos a mais, além dos outros 10 já existentes, à disposição da população.”, afirma o secretário municipal de saúde de São Lourenço e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Mauro Guimarães Junqueira.

Mães de Minas

O Mães de Minas é um projeto idealizado e implantado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Foi lançado em 2011 e é um recorte da Rede Viva Vida. É o maior programa estadual do país neste segmento e atua com várias ações de saúde, que têm como objetivo acolher e identificar 100% das gestantes mineiras. Para ter acesso ao acompanhamento gratuito basta se cadastrar pelo telefone 155.

Até o momento já foram cadastradas 147.571 gestantes e 40.405 crianças até um ano de idade. Todas as informações recebidas são preservadas e é garantido o sigilo dos dados coletados. Após o cadastro, a gestante é monitorada em sua gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e receber orientações sobre sua gestação. Para potencializar o projeto Mães de Minas foram investidos, até dezembro de 2013, R$ 35,5 milhões para a criação de novos leitos de UTI neonatal e pediátrico. Em todo os estado, há no momento, 529 leitos neonatais e pediátricos e mais 175 em implantação.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com