Minas por Região
Minas em Destaque

18h26min - 27 de Outubro de 2013 Atualizado em 13h41min - 28 de Outubro de 2013

Imprensa destaca envio à ALMG do projeto que trata da política remuneratória da Educação

Segundo os veículos de comunicação, a proposta do Governo de Minas beneficia todos os profissionais, viabiliza progressão na carreira e reajuste de até 7,62%

Divulgação/SEE
Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, destaca importância da proposta em entrevista coletiva
Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, destaca importância da proposta em entrevista coletiva

O envio à Assembleia Legislativa, por parte do Governo de Minas, do projeto de lei que regulamenta a política remuneratória dos servidores estaduais da educação ganhou ampla repercussão nos veículos de comunicação. Os jornais O Tempo, Estado de Minas, Hoje em Dia, além de emissoras de rádio, destacaram, ainda, o pedido de urgência para a tramitação do projeto apresentado pelo Governo de Minas. O Executivo mineiro protocolou o projeto na Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (25)

Segundo noticia o jornal Estado de Minas, “o reajuste previsto é de 5% para todos os 420.319 cargos, entre ativos e inativos, mais 2,5% para cerca de 175 mil servidores de carreira e aumento referente ao reposicionamento para 158.858 cargos”. Em média, ainda de acordo com a reportagem, o reajuste pode chegar a 19,9%. O anúncio do reajuste foi feito em setembro, mas demandava aprovação de projeto para regulamentação.

Já o jornal Hoje em Dia informa que o projeto de lei “também antecipa um benefício previsto para 2016 e acrescenta mais 2,5% sobre a remuneração para os que têm direito à progressão na carreira, já em 2014”. Com os reajustes, ainda de acordo com reportagem publicada pelo Hoje em Dia, o salário inicial dos professores com curso superior será de R$ 1.455,30, para uma jornada de trabalho de 24 horas/aula semanais. O pagamento será retroativo a 1º de outubro.

Em entrevista coletiva concedida na sexta-feira a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, explicou que os 2,5% acrescidos sobre o aumento de 5% se referem a uma antecipação na progressão da carreira que estava prevista para ser paga em janeiro de 2016 e agora será liberada em janeiro de 2014. Segundo o Estado de Minas, “têm direito ao reajuste os servidores que já concluíram estágio probatório, tenham dois anos de exercício na função a partir de janeiro de 2012 e duas avaliações de desempenho individual”.

Já o jornal O Tempo também enaltece que “o salário inicial dos professores com escolaridade em nível superior da rede estadual de ensino, com os reajustes concedidos, será de R$ 1.455,30 para uma jornada de trabalho de 24 horas/aula semanais”. Chegando, ainda segundo o jornal, “a um valor 54,78% superior ao piso salarial nacional estabelecido pelo Ministério da Educação”. “Conforme propõe o projeto, o reajuste terá validade a contar do dia 1º de outubro último e o Executivo vai garantir o pagamento retroativo, depois que a lei for publicada”, complementa reportagem de O Tempo.

Segundo o Estado de Minas, os professores também receberão, em 1º de janeiro de 2014, a terceira incorporação no salário do reposicionamento da carreira. O pagamento faz parte do programa Vantagem Temporária de Antecipação do Posicionamento (VTAP). O primeiro reajuste, 25% do valor devido, foi feito em 2012 e o segundo em janeiro de 2013. Neste caso, o aumento salarial total pode passar de 30% para 10,75% dos cargos beneficiados. A maioria, segundo tabela divulgada pelo Estado, tem entre 15% e 30%. “Queremos sempre melhorar a carreira, o trabalhador quer mais e o governo também quer mais, mas temos um orçamento e a Lei de Responsabilidade Fiscal para cumprir”, afirmou Ana Lúcia.

Para ver a versão online da reportagem do Estado de Minas clique aqui.

Já para acessar a reportagem do jornal O Tempo clique aqui.

A reportagem publicada pelo jornal Hoje em Dia está disponível aqui.

Para ouvir a cobertura feita pela rádio Itatiaia clique aqui (arquivo Mp3).

Mapa do site

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato