Minas por Região
Infraestrutura

16h11min - 11 de Janeiro de 2013 Atualizado em 07h32min - 01 de Julho de 2013

Metrominas encerra consulta pública para obras do metrô de Belo Horizonte

Ao todo, foram encaminhadas 32 contribuições e questionamentos de pessoas físicas, e seis de empresas interessadas na Parceria Público-Privada

Terminou nessa quinta-feira (10), a Consulta Pública para implantação da Parceria Público-Privada (PPP), que irá promover a realização de obras e operação do metrô de Belo Horizonte. Foram 32 contribuições e questionamentos de pessoas físicas, e seis de empresas interessadas.

A partir de agora, as propostas encaminhadas serão analisadas pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Metrominas – Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A. para, em seguida, realizar a audiência pública, quando serão definidos os parâmetros para o edital de licitação da PPP do Metrô, de acordo com a modelagem elaborada pela Metrominas. A previsão é de que o edital da PPP seja publicado assim que assinado acordo com o governo federal.

A Consulta Pública foi aberta em 12 de dezembro, e disponibilizada por meio da Unidade Central de PPP do Estado, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Setop e a Metrominas.

Consulta Pública

A Consulta Pública é um sistema criado pela lei de PPP, é uma etapa preliminar obrigatória à futura licitação, com o objetivo de auxiliar na elaboração e coleta de opiniões da sociedade e mercado sobre temas de importância para o projeto. Esse sistema permite intensificar a articulação entre a representatividade política e a sociedade, permitindo a formulação e definição de politicas públicas.

Em paralelo ao lançamento do edital da PPP do Metrô, a Metrominas está em fase de contratação do projeto básico de engenharia para as obras das linhas 1 (reforma, modernização e expansão), 2 e 3 (implantação), o que deverá contribuir para dar mais agilidade a todo o empreendimento.

Parceria Público-Privada

A implantação da PPP do metrô contempla na linha 1 a realização das obras de expansão do trecho entre as estações Eldorado e Novo Eldorado, além da operação e manutenção deste trecho, melhoria das estações, modernização do sistema elétrico e aquisição de novos trens e composições mais modernas.

Na linha 2 serão executados os serviços de implantação, operação e manutenção no trecho compreendido entre as estações Barreiro e Nova Suiça e implantação das estações de embarque e desembarque de passageiros.

Para a linha 3 as ações da PPP do Metrô estarão concentradas na operação e na manutenção no trecho entre as estações Savassi e Lagoinha. Porém, as obras de implantação ficarão sob a responsabilidade da Metrominas, que deverá realizar um processo de licitação específico, para atender a esta linha subterrânea.

Mapa do site

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato