12h29m - 22 de Dezembro de 2011 Atualizado em 10h42m
Palavra do Governador destaca os resultados do Proalfa e a qualidade do ensino em Minas
No programa Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre os resultados do Proalfa 2011, o Programa de Avaliação da Alfabetização. Nesta edição, 88,9% dos alunos avaliados da rede estadual tiveram um desempenho adequado para a capacidade de ler e interpretar textos.
BELO HORIZONTE (22/12/11) - No programa Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre os resultados do Proalfa 2011, o Programa de Avaliação da Alfabetização. Nesta edição, 88,9% dos alunos avaliados da rede estadual tiveram um desempenho adequado para a capacidade de ler e interpretar textos. “Esse resultado é excepcional porque no primeiro exame, realizado em 2006, esse índice não chegava a 50%. Nós conseguimos avançar muito e rápido”, destaca o governador.
O Proalfa faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e foi desenvolvido numa parceria da Secretaria de Estado de Educação (SES) com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na edição de 2011, foram avaliadas 394.427 crianças na fase de alfabetização da rede estadual e das redes municipais de ensino de todo o Estado. Cerca de 95% dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental da rede estadual participaram da avaliação. “Nós tivemos uma adesão maciça ao Proalfa. E, por isso mesmo, agradeço a participação de todos, especialmente aos professores que se desdobraram muito, durante esse ano letivo de 2011”, afirma Anastasia.
Além do Proalfa, Minas Gerais comemora números positivos também no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do governo federal. “Tivemos a honra de estarmos em primeiro lugar, em todo o Brasil, na avaliação dos alunos do quinto ano do ensino fundamental e entre os três primeiros nas demais séries, o que demonstra mais uma vez a robustez, a fortaleza e a boa estrutura do sistema público mineiro de ensino”, conclui o governador.
O Palavra do Governador poderá ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcast/web) e vídeo (em qualidade broadcast para TV).
Mais Acessadas
- Projeto de qualificação profissional da Utramig forma alunos do Sistema de Educação Inclusiva
- Araçuaí abrigará sede de empresa de tecnologia voltada para pequenos agricultores
- Governo de Minas paga primeira parcela do Prêmio por Produtividade
- Antonio Anastasia anuncia nova fábrica da Fiat em Montes Claros
- Governo vai abrir concurso para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
- Antonio Anastasia inaugura o novo Estádio Independência
- Notícias
- Agricultura
- Casa Civil
- Ciência e Tecnologia
- Copa do Mundo
- Cultura
- Economia / Desenvolvimento
- Educação
- Esportes e Juventude
- Fazenda
- Gestão
- Governador
- Governo
- Infraestrutura
- Meio Ambiente
- Minas em Destaque
- Regularização Fundiária
- Saúde
- Segurança / Defesa Social
- Social
- Trabalho e Emprego
- Turismo
- Arquivo Geral
- Minas em Destaque
- Programe-se
- Sites do Governo
- Entrevistas
- Recentes
- Mais Acessadas
- Arquivo Geral
- Governador
- Inicial
- palavra do Governador
- Entrevistas
- Agenda oficial
- Sugestão de pauta
- Galeria
- Pronunciamentos
- Acompanhe
- Rss
- Flickr
- Youtube
- Minas por Região
- Alto Paranaíba
- Campo das Vertentes
- Capital/RMBH
- Central
- Centro-Oeste
- Leste
- Noroeste
- Norte
- Sul
- Triângulo Mineiro
- Vales Jequitinhonha e Mucuri
- Zona da Mata
- Áudios
- Agricultura
- Casa Civil
- Ciência e Tecnologia
- Copa do Mundo
- Cultura
- Economia / Desenvolvimento
- Educação
- Esportes e Juventude
- Fazenda
- Gestão
- Governador
- Governo
- Infraestrutura
- Meio Ambiente
- Regularização Fundiária
- Saúde
- Segurança / Defesa Social
- Social
- Trabalho e Emprego
- Turismo
- Arquivo Geral




