Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

12h39min - 02 de Julho de 2012 Atualizado em 09h11min - 01 de Julho de 2013

Parceria garante qualificação e ampliação do atendimento ao trabalhador em Araxá

Secretarias de Trabalho e Emprego e de Defesa Social de Minas firmam cooperação com a prefeitura

Wesley Soares / Sete
Local foi reformado por detentos do presídio local, que realizaram cursos de qualificação da SETE
Local foi reformado por detentos do presídio local, que realizaram cursos de qualificação da SETE

Qualificação profissional, integração social, emprego de qualidade e amplo espaço de atendimento ao trabalhador. Esse é o resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e a Prefeitura Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, que inauguraram a nova sede da unidade do Sine no município.

O espaço, cedido pela Prefeitura de Araxá, foi reformado por vinte detentos do presídio local, que realizaram, por meio da SETE, cursos de qualificação profissional de pedreiro de acabamento e pintor predial do Plano Territorial de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além dos detentos, vinte trabalhadores araxaenses participaram da reforma, com a realização do curso de eletricista predial.  Os certificados de conclusão dos cursos, que tiveram carga horária de 200 horas cada, foram entregues durante o evento de inauguração do prédio.

Para José Rodrigues, detento que agora é pedreiro e pintor predial, essa foi uma grande oportunidade. “Em nome de toda a população carcerária, mesmo daqueles que não puderam fazer os cursos, quero agradecer. Nós erramos, mas queremos consertar nossos erros. Muitos não enxergam que podemos mudar. E aqui foi diferente. Obrigado”, declarou.

Segundo o superintendente de Atendimento ao Preso da SEDS, Helil Bruzadelli, um detento tem todos os seus direitos preservados e concedidos, com exceção da liberdade. “Minas tem treze mil presos trabalhando, em mais de 430 parcerias com empresas e fundações. A SEDS não está apenas de portas abertas, mas escancaradas para ampliar as parcerias com os Sines e aumentar as possibilidades desses trabalhadores quando já tiverem a liberdade concedida”, afirmou.

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, ratificou a importância das parcerias. “Essa unidade vai ficar para sempre na nossa memória. Não é apenas mais um Sine, é uma grande estrutura, uma das maiores do nosso Estado, e uma das mais emocionantes parcerias já realizadas. Temos que dar oportunidade para todos os trabalhadores, sejam detentos, desempregados, homens, mulheres, jovens, negros ou brancos. É por isso que o governador Antonio Anastasia será lembrado como aquele que gerou emprego e renda a todos os mineiros”, destacou.

Na ocasião, o secretário Hélio Rabelo também esteve na aula inaugural do Projovem Trabalhador em Araxá, coordenado pela Prefeitura Municipal, e incentivou os jovens participantes. “Esse programa é o primeiro passo para que vocês se tornem grandes profissionais. O maior esforço conjunto da SETE, da prefeitura e dos empresários deve ser para que recebam o diploma de qualificação em uma mão e a carteira de trabalho assinada na outra”, concluiu.

Sine

Atualmente existem em Minas 136 Unidades de Atendimento ao Trabalhador do Sine, coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, que prestam serviços totalmente gratuitos de intermediação de mão de obra (cadastro de empresas para oferta de vagas e cadastro e encaminhamento de trabalhadores para oportunidades de trabalho); habilitação e postagem do seguro-desemprego; cadastro e encaminhamento do trabalhador para programas de qualificação profissional e também de competências básicas para o trabalho; e emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social.

A unidade do Sine em Araxá atendeu, em 2011, 27.798 trabalhadores. Em 2012, esse número chegou a 12.623 no mês de maio. Com a ampliação do atendimento na nova sede, a expectativa é que mais de 30 mil trabalhadores passem pela unidade até o final do ano. O endereço da unidade de atendimento ao trabalhador do Sine de Araxá é na Rua Calimério Guimarães, 808, no Centro.

Mapa do site

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0832 / 3915-0833

Telefones de Contato