Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

12h39min - 02 de Julho de 2012 Atualizado em 09h11min - 01 de Julho de 2013

Parceria garante qualificação e ampliação do atendimento ao trabalhador em Araxá

Secretarias de Trabalho e Emprego e de Defesa Social de Minas firmam cooperação com a prefeitura

Wesley Soares / Sete
Local foi reformado por detentos do presídio local, que realizaram cursos de qualificação da SETE

Qualificação profissional, integração social, emprego de qualidade e amplo espaço de atendimento ao trabalhador. Esse é o resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) e a Prefeitura Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, que inauguraram a nova sede da unidade do Sine no município.

O espaço, cedido pela Prefeitura de Araxá, foi reformado por vinte detentos do presídio local, que realizaram, por meio da SETE, cursos de qualificação profissional de pedreiro de acabamento e pintor predial do Plano Territorial de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além dos detentos, vinte trabalhadores araxaenses participaram da reforma, com a realização do curso de eletricista predial.  Os certificados de conclusão dos cursos, que tiveram carga horária de 200 horas cada, foram entregues durante o evento de inauguração do prédio.

Para José Rodrigues, detento que agora é pedreiro e pintor predial, essa foi uma grande oportunidade. “Em nome de toda a população carcerária, mesmo daqueles que não puderam fazer os cursos, quero agradecer. Nós erramos, mas queremos consertar nossos erros. Muitos não enxergam que podemos mudar. E aqui foi diferente. Obrigado”, declarou.

Segundo o superintendente de Atendimento ao Preso da SEDS, Helil Bruzadelli, um detento tem todos os seus direitos preservados e concedidos, com exceção da liberdade. “Minas tem treze mil presos trabalhando, em mais de 430 parcerias com empresas e fundações. A SEDS não está apenas de portas abertas, mas escancaradas para ampliar as parcerias com os Sines e aumentar as possibilidades desses trabalhadores quando já tiverem a liberdade concedida”, afirmou.

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, ratificou a importância das parcerias. “Essa unidade vai ficar para sempre na nossa memória. Não é apenas mais um Sine, é uma grande estrutura, uma das maiores do nosso Estado, e uma das mais emocionantes parcerias já realizadas. Temos que dar oportunidade para todos os trabalhadores, sejam detentos, desempregados, homens, mulheres, jovens, negros ou brancos. É por isso que o governador Antonio Anastasia será lembrado como aquele que gerou emprego e renda a todos os mineiros”, destacou.

Na ocasião, o secretário Hélio Rabelo também esteve na aula inaugural do Projovem Trabalhador em Araxá, coordenado pela Prefeitura Municipal, e incentivou os jovens participantes. “Esse programa é o primeiro passo para que vocês se tornem grandes profissionais. O maior esforço conjunto da SETE, da prefeitura e dos empresários deve ser para que recebam o diploma de qualificação em uma mão e a carteira de trabalho assinada na outra”, concluiu.

Sine

Atualmente existem em Minas 136 Unidades de Atendimento ao Trabalhador do Sine, coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, que prestam serviços totalmente gratuitos de intermediação de mão de obra (cadastro de empresas para oferta de vagas e cadastro e encaminhamento de trabalhadores para oportunidades de trabalho); habilitação e postagem do seguro-desemprego; cadastro e encaminhamento do trabalhador para programas de qualificação profissional e também de competências básicas para o trabalho; e emissão das Carteiras de Trabalho e Previdência Social.

A unidade do Sine em Araxá atendeu, em 2011, 27.798 trabalhadores. Em 2012, esse número chegou a 12.623 no mês de maio. Com a ampliação do atendimento na nova sede, a expectativa é que mais de 30 mil trabalhadores passem pela unidade até o final do ano. O endereço da unidade de atendimento ao trabalhador do Sine de Araxá é na Rua Calimério Guimarães, 808, no Centro.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com